APRENDIZAGEM, MOBILIDADE E CONVERGÊNCIA: Mobile Learning com Celulares e Smartphones

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca

Resumo


O uso de aparatos de comunicação para o ensino- aprendizagem não se trata de uma novidade, bem como o fascínio que exercem e o status de “solução” comumente atribuído a eles no contexto educacional. Com a ampliação e incrementos tecnológicos desses aparatos, reunidos na denominação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`s), expectativas e argumentos vêm sendo gerados em relação à apropriação dessas ferramentas para fins de ensino-aprendizagem. Este artigo apresenta reflexões sobre o Mobile Learning, aprendizagem através de dispositivos móveis, como celulares e smartphones. A partir de uma abordagem com foco na Evolução Tecnológica e na Filosofia da Tecnologia, discuto tensões que cercam estas práticas. O artigo apresenta alguns exemplos do uso de celulares e smartphones como objeto de aprendizagem que ajudam a ilustrar aspectos acerca do Mobile Learning.



Texto completo:

PDF PDF

Referências


ANTONIO, José. C. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular). Professor Digital, SBO, jan. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 mai.2012.

CASTELLS, Manuel. Afterword. In: Handbook of Mobile Communication Studies, Cambridge: MIT Press, 2008.

COSTELA, Antonio. F. Comunicação – Do Grito ao Satélite. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2002.

Crianças brasileiras estão entre as que mais utilizam dispositivos móveis. Disponível em: . Acesso em: 26 nov.2012.

DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2008.

DUSEK, Val. O que é tecnologia? Definindo ou caracterizando tecnologia. In: Filosofia da Tecnologia. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

ESCOLA COM CELULAR. Disponível em: . Acesso em: 31 mai.2012.

EXPERIÊNCIA EM CAMPO GRANDE – MS. Disponível em: . Acesso em: 31 mai.2012.

FEDOCE, Rosângela. S; SQUIRRA, Sebastião. C. A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação. LOGOS 35 Mediações sonoras: v.18, n. 2, 2011. Disponível em: < www.logos.uerj.br/PDFS/35/20_logos35_tema_livre_squirra.pdf>. Acesso em: 17 mai.2012.

FEENBERG, Andrew. O que é a Filosofia da Tecnologia? Conferência pronunciada para os estudantes universitários de Komaba, jun, 2003.

FERREIRA, Jorge Brantes; SILVA, Jorge Ferreira da; CAMPOS, Helga; CARVALHO, Maria Luíza A. de; SABINO, Angilberto; SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane. A disseminação da aprendizagem com mobilidade (M-learning). DataGramaZero: Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, ago. 2012. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2012.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação: diálogos. v. II. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.

LEMOS, André. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v.4, n. 10, p. 23-40, jul. 2007a. Disponível em: . Acesso em: 21 abr.2009.

___________. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. MATRIZes, São Paulo, n.1, p. 121-137, out. 2007b. Disponível em:. Acesso em: 16 jun.2009.

___________. Cultura da Mobilidade. Famecos, vol.1, n. 40, 2009.

LIMA, João. E. R. Considerações sobre filosofia da tecnologia. Palestra proferida por ocasião da I Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais da UMESP, 2007.

MERIJE, Wagner. Mobimento: educação e comunicação mobile. São Paulo: Peirópolis, 2012.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia. Peddy-paper literário mediado por telemóvel. Educação, Formação & Tecnologias, vol.2, pp. 22-40, nov. 2009. Disponível em: . Acesso em: 31 mai.2012.

MÜLBERT, Ana Luisa; PEREIRA, Alice T. C. Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (m-learning). In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber. Disponível em: < http://simposio2011.abciber.org/anais/Trabalhos/artigos/Eixo%201/7.E1/80.pdf>. Acesso em: 15 out.2012.

OJEDA, Igor. ARede nº 80, mai. 2012. Disponível em: . Acesso em: 31 mai.2012.

PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BRASILEIRO DE 2012 A 2017: Uma análise regional por NMC Horizon Project. Austin, Texas: The New Media Consortium Estados Unidos, 2012.

SAFKO, Lon; BRAKE, David. K. A Bíblia da mídia social: táticas, ferramentas e estratégias para construir e transformar negócios. São Paulo: Blucher, 2010.

SENA, Dianne; BURGOS, Taciana. O computador e o telefone celular no processo ensino-aprendizagem da educação física escolar. In: 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Pernambuco. Anais Simpósio Hipertexto. Disponível em: . Acesso em: 17 mai.2012.

STRAUBHAAR, Joseph; LaROSE, Robert. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999.

TAROUCO, Liane. M. R. et al. Objetos de Aprendizagem para M-Learning. Florianópolis: SUCESU - Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2004. Disponível em . Acesso em: 31 mai.2012.

Universitária desenvolve laboratório virtual para smartphones e tablets. Disponível: . Acesso em: 26 nov.2012.

VARGAS, Milton. Ciência, Técnica e Realidade. In: Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alfa Omega, 1994.




DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9685

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC (UFF)

Endereço: Rua Tiradentes, nº 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24.210-510

Site: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br

Telefone/Fax: (21) 2629-9684/ (21) 2629-9681