APRENDIZAGEM, MOBILIDADE E CONVERGÊNCIA: Mobile Learning com Celulares e Smartphones

Autores

  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9685

Resumo

O uso de aparatos de comunicação para o ensino- aprendizagem não se trata de uma novidade, bem como o fascínio que exercem e o status de “solução” comumente atribuído a eles no contexto educacional. Com a ampliação e incrementos tecnológicos desses aparatos, reunidos na denominação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`s), expectativas e argumentos vêm sendo gerados em relação à apropriação dessas ferramentas para fins de ensino-aprendizagem. Este artigo apresenta reflexões sobre o Mobile Learning, aprendizagem através de dispositivos móveis, como celulares e smartphones. A partir de uma abordagem com foco na Evolução Tecnológica e na Filosofia da Tecnologia, discuto tensões que cercam estas práticas. O artigo apresenta alguns exemplos do uso de celulares e smartphones como objeto de aprendizagem que ajudam a ilustrar aspectos acerca do Mobile Learning.


Downloads

Biografia do Autor

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO e Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. É membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva - TECCCOG e Bolsista CAPES. E-mail: ana_gcos@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Mendes Fernandes da Fonseca, A. G. (2013). APRENDIZAGEM, MOBILIDADE E CONVERGÊNCIA: Mobile Learning com Celulares e Smartphones. Mídia E Cotidiano, 2(2), 265-283. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9685