Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é essencialmente original e inédita, sem qualquer outro nível de publicação (livros e/ou periódicos científicos), à exceção de publicações em Anais (desde que haja um mínimo de 20% de contribuição inédita no texto e sempre sendo citada(s) a(s) fonte(s), além de não estar sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". OBS: ver Código de Conduta

  • O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .rtf (Microsoft Word ou Open Office).

  • Todas as citações são indicadas nas referências bibliográficas, assim como todas as imagens, tabelas, diagramas, etc. têm suas fontes indicadas junto às mesmas.

  • É obrigatório que o autor ou autora seja Doutor. Doutorandos, mestres e mestrandos podem ser apenas co-autores com um(a) doutor(a).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores (logo abaixo)
  • A Revista Mídia e Cotidiano segue o processo de avaliação "duplo cego" (Double blind peer review), conforme destacado em "Processo de Avaliação Pelos Pares" (no link "SOBRE).
  • A Revista Mídia e Cotidiano não cobra qualquer taxa para submissão de textos, em nenhuma das etapas ou após a publicação, trabalhando sob o sistema Creative Commons (CC-BY).

Diretrizes para Autores

1) Os textos devem ser adequados à linha editorial da Revista (ver "Sobre - Foco e Escopo") e às especificações relacionadas abaixo, e escritos em português, inglês ou espanhol  exclusivamente por pesquisadores doutores (mestres, mestrandos e doutorandos podem enviar artigos em coautoria com doutores).

2) Não são aceitas submissões de trabalhos em que haja inclusão de graduando ou graduado como co-autor.

3) O envio dos textos deve ser realizado exclusivamente através deste site (OJS). O primeiro passo é cadastrar-se na Revista, clicando no link "Acesso" ou "Registrar-se" (visível ao clicar o link "Submissões", visível clicando em "Sobre"). Para tanto, será solicitada a inserção de um login e uma senha a serem criados pelo próprio usuário. No momento do cadastro, além de preencher os campos solicitados, basta marcar os itens "Leitor" e "Autor", para que sejam abertos em seguida os campos de submissão. Só podem submeter trabalhos autores cadastrados na Revista. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail do contato principal da publicação.

4) Atualmente, a revista recebe os seguintes tipos de textos: artigo para Seção de Temas Livres, artigo para Seção Temática, resenha e entrevista. O autor deve indicar o tipo de trabalho enviado no cabeçalho da primeira página do trabalho.

5) Os artigos devem ter entre 25 mil e 50 mil caracteres (com espaços, incluindo notas e referências, segundo as normas da ABNT). As resenhas devem conter de 5 mil a 7 mil caracteres (com espaços), apresentando a ficha catalográfica da obra. As entrevistas são de responsabilidade da comissão editorial.

6) Só serão aceitos arquivos em formato .doc, .docx ou .rtf (Microsoft Word ou Open Office). Não serão aceitas submissões em .pdf (Adobe Acrobat).

7) Os artigos devem ser escritos em fonte Times New Roman. O corpo de texto deve ter tamanho 12, com entrelinhas de 1,5, sem espaçamento entre linhas e entre parágrafos. A indentação do parágrafo é de 1,25 cm e deve ser aplicada ao texto mas não aplicada aos "subtítulos". Estes devem estar em negrito, em caixa alta e baixa. As notas de rodapé devem estar em tamanho 10 e citações de 3 ou mais linhas também devem ter entrelinhas 1,0 (simples) e tamanho 11. 

8) O título, escrito em português, inglês e espanhol, deve ser em Cab (caixa alta e baixa, ou seja, apenas a primeira letra maiúscula - com exceção daquelas que a norma da Língua Portuguesa assim o exige). O número de caracteres máximo é de 130 toques (com espaço) e o corpo da fonte, também times new roman, é 13.

9) Para a submissão os artigos devem conter em sua folha de rosto apenas os títulos em português e inglês, resumo, abstract (resumo em inglês) e resumen (resumo em espanhol) de 5 a 10 linhas, e 3 a 5 palavras-chaves (também em português, inglês e espanhol). No que se refere a esse cabeçalho e ao resumo com palavras-chave, o texto deve ter entrelinhas 1,0 (espaçamento simples). Apenas o título do artigo deve ser negritado. Os artigos submetidos que não atenderem a esta orientação serão devolvidos a seus autores. Não deixar de seguir todas as indicações listadas no item Processo de Avaliação pelos Pares. (OBS: Textos escritos em espanhol devem ter título na língua do texto, em português e inglês, bem como o resumo nas três línguas).

10) As fontes (referências bibliográficas) devem ser colocadas no corpo do texto no formato ABNT "Autor-data" e não no formato nota de rodapé. Exemplo: (CASTELLS, Ano, p. 23) ou Segundo Castells (Ano, p. 23).

11) Importante: as referências bibliográficas relacionadas ao final do artigo devem estar de acordo com as normas da ABNT.

12) As imagens, tabelas, diagramas, etc. devem ter títulos (em cima) e suas fontes indicadas abaixo das mesmas, em corpo 10, times new roman. Sua localização deve acompanhar a citação do texto não devendo ser incluídas no final do artigo ou em um arquivo separado. As tabelas devem ser produzidas no menu tabela do Microsoft Word confome padrão ABNT.

13) Os artigos e outros textos publicados são de responsabilidade dos respectivos autores. Informa-se que a Revista Mídia e Cotidiano, conforme seu Código de Conduta, reserva-se o direito de recusar trabalhos identificados como "plágio" e/ou "autoplágio". 

14) A Revista Mídia e Cotidiano não cobra de autores nenhuma taxa para submissões e/ou publicações de textos.

 

Processo Editorial

Todos os textos encaminhados à Mídia e Cotidiano passam por cinco fases determinadas pela estrutura do OJS (Open Jornal Systems) e pela política editorial da revista: 

Submissão – Os textos são submetidos, via OJS, por seu autor para a análise do Conselho Editorial da Revista Lumina.

Aceitação – Após uma primeira análise dos editores relativamente ao cumprimento da política editorial da revista, o texto segue para o processo de avaliação.

Avaliação – Os textos submetidos são encaminhados a no mínimo dois pareceristas cegos (adotamos o sistema duplo-cego) que os analisam para determinar se serão aceitos ou não. Em caso de divergência de avaliação, o texto é encaminhado para um ou mais parecerista para novo parecer. 

Aceite – Os pareceres, mesmo os que indicam publicação, podem incluir revisões, que serão solicitadas aos autores até um parecer definitivo de aprovação completa. 

Publicação - O texto aprovado em versão final vai para revisão de layout para publicação.

http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot/manager/files/ModeloTemplate.doc

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.