BRASIL "REDEMOCRATIZADO": UM GIGANTE QUE ACORDOU? A DISCURSIVIZAÇÃO MIDIÁTICA SOBRE OS PROTESTOS DE JUNHO DE 2013

Autores

  • Érika DE MORAES Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9742

Resumo

Este trabalho objetiva investigar os discursos que circularam a respeito dos manifestos de Junho de 2013, com base, especialmente, em um corpus delimitado em manchetes do jornal Folha de S. Paulo, veículo de circulação nacional, a fim de compreender como a mídia configurou e reconfigurou a discursividade do “conflito”, tendo em vista a concepção teórico-metodológica da Análise do Discurso francesa, segundo a qual os discursos não só derivam interpretações possíveis, mas também as constituem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika DE MORAES, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru

Docente do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac, Unesp, Bauru, SP, Brasil). É graduada em Letras e em Jornalismo; Mestre e Doutora em Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp).

erika.moraes@faac.unesp.br

Referências

BRAGA, R. Sob a sombra do precariado. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo (SP): Editora Paz e Terra, 2000.

IASI, M. L. A rebelião, a cidade e a consciência. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.

LIMA, V. A. de. Mídia, rebeldia urbana e crise de representação. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.

ROLNIK, I. Apresentação – As vozes das ruas: as revoltas de junho e suas interpretações. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.

MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. 3. ed. Campinas (SP): Pontes/ Editora da Unicamp, 1997. (Edição original: 1987)

MAINGUENEAU, D. Gêneses do Discurso. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba (PR): Criar Edições, 2005. (Edição original: Bruxelles, P. Mardaga, 1984)

MARICATO, E. É a questão urbana, estúpido!. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.

MORAES, É de. Mídias Sociais, Identidade e Autoria. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41 (3), p. 936-947, 2012.

MOVIMENTO PASSE LIVRE – São Paulo. Não começou em Salvador, não vai terminar em São Paulo. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.

PESCHANSKI, J. A. O transporte público gratuito, uma utopia real. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.

SANTOS, BOAVENTURA DE SOUZA. Entrevista por MENDONÇA, R. “‘Dilma tem grande insensibilidade social’, diz guru da esquerda”, Folha de S. Paulo, São Paulo: 6/10/2013.

Downloads

Publicado

2015-07-21

Como Citar

DE MORAES, Érika. (2015). BRASIL "REDEMOCRATIZADO": UM GIGANTE QUE ACORDOU? A DISCURSIVIZAÇÃO MIDIÁTICA SOBRE OS PROTESTOS DE JUNHO DE 2013. Mídia E Cotidiano, 6(6), 131-151. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9742

Edição

Seção

Artigos Seção Livre