Organização e repercussão da atuação dos militantes comunistas em Campos (1928-1964)

Autores

  • Leticia Nunes UFF - Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

PCB, imprensa, Campos dos Goytacazes

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a análise do acervo de jornais do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Campos dos Goytacazes, a fim de elucidar questões referentes ao Partido Comunista em terra goitacá. Em contextualização preliminar será feita uma breve síntese do que foi o PCB (Partido Comunista Brasileiro) em âmbito nacional de 1922 até 1964, bem como sua linha política. Posteriormente, pretende-se explicitar o modo de atuação em Campos, seus principais conceitos políticos, membros mais destacados, primeiras iniciativas e propostas. Finalmente, através do levantamento feito nos jornais campistas, relataremos de que modo a imprensa local abordava as iniciativas do partido junto à população nos anos finais da década de 1920 ao golpe de 1964.

PURL: purl.oclc.org/r.ml/v4n2/a6

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Nunes, UFF - Universidade Federal Fluminense

Graduanda em História pela Universidade Federal Fluminense, Campus Campos dos Goytacazes. PCB: Partido Comunista Brasileiro, renomeado em 1960, sendo intitulado Partido Comunista do Brasil.

Referências

ALVES, Tiago João José. “A política do PCB no início da Guerra Fria”. In: ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: 2009.

GOMES, Delso. História do Partido Comunista em Campos: Memórias de um Partido Revolucionário. Campos, Rio de Janeiro: Jornal Dois Estados Gráfica e Editora, 2000.

LINS, Marcelo da Silva. “Os comunistas e os trabalhadores entre mudanças da linha política e os sindicatos”. In: XVII Encontro de História - ANPUH. Nova Iguaçu: 2016.

PEREIRA, Raquel Aparecida. Bandeiras vermelhas nas ruas da cidade: Comunismo e Espaço Público em Belo Horizonte (1945-1951). Dissertação de mestrado em História – Universidade federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Nunes, L. (2018). Organização e repercussão da atuação dos militantes comunistas em Campos (1928-1964). Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 4(2), 67-82. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39968

Edição

Seção

Temas Livres