Organização e repercussão da atuação dos militantes comunistas em Campos (1928-1964)
Palavras-chave:
PCB, imprensa, Campos dos GoytacazesResumo
O presente artigo tem por objetivo a análise do acervo de jornais do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Campos dos Goytacazes, a fim de elucidar questões referentes ao Partido Comunista em terra goitacá. Em contextualização preliminar será feita uma breve síntese do que foi o PCB (Partido Comunista Brasileiro) em âmbito nacional de 1922 até 1964, bem como sua linha política. Posteriormente, pretende-se explicitar o modo de atuação em Campos, seus principais conceitos políticos, membros mais destacados, primeiras iniciativas e propostas. Finalmente, através do levantamento feito nos jornais campistas, relataremos de que modo a imprensa local abordava as iniciativas do partido junto à população nos anos finais da década de 1920 ao golpe de 1964.
PURL: purl.oclc.org/r.ml/v4n2/a6
Downloads
Referências
ALVES, Tiago João José. “A política do PCB no início da Guerra Fria”. In: ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: 2009.
GOMES, Delso. História do Partido Comunista em Campos: Memórias de um Partido Revolucionário. Campos, Rio de Janeiro: Jornal Dois Estados Gráfica e Editora, 2000.
LINS, Marcelo da Silva. “Os comunistas e os trabalhadores entre mudanças da linha política e os sindicatos”. In: XVII Encontro de História - ANPUH. Nova Iguaçu: 2016.
PEREIRA, Raquel Aparecida. Bandeiras vermelhas nas ruas da cidade: Comunismo e Espaço Público em Belo Horizonte (1945-1951). Dissertação de mestrado em História – Universidade federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.