Diversidade Sexual nas Organizações: Um Estudo sobre Coming Out

Autores

  • Henrique Luiz Caproni Neto Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Renata de Almeida Bicalho Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11161

Resumo

O presente artigo busca analisar a vivência de sexualidade para trabalhadores não-heterossexuais a partir de suas reflexões acerca dos limites, possibilidades e consequências do processo de assunção de suas sexualidades no ambiente organizacional. Assim, revisitamos pesquisas sobre os homossexuais no ambiente de trabalho, discutimos sobre a diversidade nas organizações e no trabalho, o coming out e a busca de valorização da identidade dos homossexuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a história oral com foco na trajetória profissional para as entrevistas e apreciamos os dados por meio da análise de conteúdo temática qualitativa por duas categorias: identidade e estigma, e diversidade e coming out. De modo geral, enfatizamos alguns fatores que facilitam ou dificultam a assunção e os impactos desta para os participantes da pesquisa. Destacamos a busca de uma visão reflexiva e humanista quanto aos não-heterossexuais nas organizações e no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Luiz Caproni Neto, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Administrador da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Renata de Almeida Bicalho, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Artigos/Papers