Diversidade Sexual nas Organizações: Um Estudo sobre Coming Out
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11161Resumo
O presente artigo busca analisar a vivência de sexualidade para trabalhadores não-heterossexuais a partir de suas reflexões acerca dos limites, possibilidades e consequências do processo de assunção de suas sexualidades no ambiente organizacional. Assim, revisitamos pesquisas sobre os homossexuais no ambiente de trabalho, discutimos sobre a diversidade nas organizações e no trabalho, o coming out e a busca de valorização da identidade dos homossexuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a história oral com foco na trajetória profissional para as entrevistas e apreciamos os dados por meio da análise de conteúdo temática qualitativa por duas categorias: identidade e estigma, e diversidade e coming out. De modo geral, enfatizamos alguns fatores que facilitam ou dificultam a assunção e os impactos desta para os participantes da pesquisa. Destacamos a busca de uma visão reflexiva e humanista quanto aos não-heterossexuais nas organizações e no trabalho.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.