Empreendedorismo Sustentável e a Identificação de Oportunidades: História Oral de Empreendedores de Negócios Sustentáveis

Autores

  • Rony Klay Viana de Freitas Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11163

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar como ocorre a identificação de oportunidades na criação de negócios sustentáveis. Este estudo é qualitativo baseado na perspectiva fenomenológica, visto que retrata a realidade a partir das experiências subjetivas dos empreendedores. O método de pesquisa foi a história oral, baseada nos depoimentos de dois empreendedores que criaram negócios sustentáveis na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. Os resultados indicaram que diferentemente do processo de identificação de oportunidades de empresas tradicionais, os empreendedores que participaram deste estudo não tinham experiência anterior e que o negócio criado foi a sua primeira experiência empresarial. Entendeu-se que as dimensões sociais e ecológicas interferem tanto como limitadoras, quanto impulsionadoras do sucesso do processo de identificação de oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rony Klay Viana de Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Administração do PROPADM/UFS

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC Canadá (2007). Coordenadora e Professora do Mestrado em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe.

 

Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000. Email: rivandateixeira@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Artigos/Papers