Os encontros de serviço de deficientes visuais em Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Pedro Felipe da Costa Coelho Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba
  • Anna Carolina Rodrigues Orsini Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11258

Resumo

O artigo possui o objetivo de compreender a avaliação dos alunos com deficiência visual sobre os encontros de serviço com funcionários de secretaria e professores em Instituições de Ensino Superior (IES). Foi utilizada uma abordagem qualitativa e, assim, realizaram-se 10 entrevistas semiestruturadas face-a-face com estudantes universitários deficientes visuais. Os dados foram coletados através da Técnica do Incidente Crítico (TIC) e as falas obtidas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que os encontros de serviços foram avaliados negativamente devido à estigmatização e ao preconceito dos colaboradores das IES, principalmente dos professores. A partir da identificação das ações inclusivas e exclusivas das IES e dos incidentes críticos onde a vulnerabilidade de consumo foi observada, também foi evidenciado que o processo de inclusão escolar das IES públicas encontra-se mais avançado em relação às universidades particulares, embora ambas possuam diversas falhas em sua operacionalização. 

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Biografia do Autor

Pedro Felipe da Costa Coelho, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba

É graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - FEAAC/UFC (2013) e mestrando em Administração na Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB, atuando na linha de pesquisa de Marketing e Sociedade.

Anna Carolina Rodrigues Orsini, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba

É graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e mestranda em Administração na Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB, atuando na linha de pesquisa de Marketing e Sociedade.

Nelsio Rodrigues de Abreu, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Vice-Coordenador do PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Avaliador ad hoc INEP/MEC.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers