Os encontros de serviço de deficientes visuais em Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11258Abstract
O artigo possui o objetivo de compreender a avaliação dos alunos com deficiência visual sobre os encontros de serviço com funcionários de secretaria e professores em Instituições de Ensino Superior (IES). Foi utilizada uma abordagem qualitativa e, assim, realizaram-se 10 entrevistas semiestruturadas face-a-face com estudantes universitários deficientes visuais. Os dados foram coletados através da Técnica do Incidente Crítico (TIC) e as falas obtidas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que os encontros de serviços foram avaliados negativamente devido à estigmatização e ao preconceito dos colaboradores das IES, principalmente dos professores. A partir da identificação das ações inclusivas e exclusivas das IES e dos incidentes críticos onde a vulnerabilidade de consumo foi observada, também foi evidenciado que o processo de inclusão escolar das IES públicas encontra-se mais avançado em relação às universidades particulares, embora ambas possuam diversas falhas em sua operacionalização.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.