Caso para ensino como metodologia ativa em administração

Antonio Messias Valdevino, Halana Adelino Brandão, Jailson Santana Carneiro, Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos, Webert Jannsen Pires de Santana

Resumo


Este trabalho busca avaliar a estratégia do caso para ensino como uma metodologia ativa no desenvolvimento de habilidades em alunos de um curso de administração de uma Universidade Pública, localizada no estado do Ceará. Para que fosse dada tal avaliação, ocorreu o uso da referida estratégia em três disciplinas, sendo elas duas obrigatórias e uma optativa. Posteriormente, aplicou-se um questionário entre os 80 participantes que foram submetidos a esta metodologia, levantando hipóteses acerca do desenvolvimento de habilidades nos alunos através da utilização de casos para ensino. O procedimento metodológico, que se tratou de um teste de hipóteses, apontou resultados que confirmaram a influência positiva no desenvolvimento de habilidades nos alunos quando há predisposição destes para o uso do caso, enfatizando que por meio da discussão de um caso é possível melhorar a argumentação, e que o uso do caso é oportuno para melhorar a capacidade de comunicação, bem como a capacidade gerencial dos alunos. 


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DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.1006

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ISSN 1982-2596

Avaliação Qualis 2015 - B2 - Na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.