Caso para ensino como metodologia ativa em administração

Auteurs-es

  • Antonio Messias Valdevino Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Halana Adelino Brandão Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Jailson Santana Carneiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Webert Jannsen Pires de Santana FGV - EAESP

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11332

Résumé

Este trabalho busca avaliar a estratégia do caso para ensino como uma metodologia ativa no desenvolvimento de habilidades em alunos de um curso de administração de uma Universidade Pública, localizada no estado do Ceará. Para que fosse dada tal avaliação, ocorreu o uso da referida estratégia em três disciplinas, sendo elas duas obrigatórias e uma optativa. Posteriormente, aplicou-se um questionário entre os 80 participantes que foram submetidos a esta metodologia, levantando hipóteses acerca do desenvolvimento de habilidades nos alunos através da utilização de casos para ensino. O procedimento metodológico, que se tratou de um teste de hipóteses, apontou resultados que confirmaram a influência positiva no desenvolvimento de habilidades nos alunos quando há predisposição destes para o uso do caso, enfatizando que por meio da discussão de um caso é possível melhorar a argumentação, e que o uso do caso é oportuno para melhorar a capacidade de comunicação, bem como a capacidade gerencial dos alunos. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Jailson Santana Carneiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), ênfase em Marketing e Sociedade. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA-2016). É membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC- UFCA) grupo certificado pelo CNPq. Tem interesse nas áreas de Marketing (Comportamento e Endividamento do Consumidor e Marketing Social), Metodologias de Ensino (Caso para Ensino) e Métodos Quantitativos Aplicados.

Téléchargements

Publié-e

2017-08-23

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers