Efeitos do uso de TI móvel em sala de aula

Jackson Soares de Carvalho, Deyvison de Lima Oliveira, José Arilson de Souza, Elder Gomes Ramos

Resumo


Nas instituições de ensino superior, a Tecnologia da Informação (TI) móvel é utilizada para tarefas previstas no plano de ensino e para atividades sem relação alguma com a aula. Este artigo buscou identificar os efeitos negativos do uso de TI móvel pelos discentes em sala de aula. Para tanto, os procedimentos metodológicos de coleta de dados consistiram em observação direta e em entrevistas com docentes e com um grupo focal com discentes. Para a análise dos dados coletados, adotou-se a análise de conteúdo. Por meio de levantamento bibliográfico, foi possível identificar 14 efeitos negativos da TI sobre os usuários. Na percepção dos entrevistados, 13 desses efeitos têm impacto significativo sobre os usuários. Os docentes e discentes participantes da pesquisa acreditam que o futuro da educação passa por uma presença ainda maior da tecnologia e que os efeitos negativos disso devem ser conhecidos para que sejam minimizados, melhorando, a qualidade do ensino.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27437

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1982-2596

Avaliação Qualis 2015 - B2 - Na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.