Efeitos do uso de TI móvel em sala de aula

Autores/as

  • Jackson Soares de Carvalho Universidade Federal de Rondônia
  • Deyvison de Lima Oliveira Universidade Federal de Rondônia
  • José Arilson de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Elder Gomes Ramos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27437

Resumen

Nas instituições de ensino superior, a Tecnologia da Informação (TI) móvel é utilizada para tarefas previstas no plano de ensino e para atividades sem relação alguma com a aula. Este artigo buscou identificar os efeitos negativos do uso de TI móvel pelos discentes em sala de aula. Para tanto, os procedimentos metodológicos de coleta de dados consistiram em observação direta e em entrevistas com docentes e com um grupo focal com discentes. Para a análise dos dados coletados, adotou-se a análise de conteúdo. Por meio de levantamento bibliográfico, foi possível identificar 14 efeitos negativos da TI sobre os usuários. Na percepção dos entrevistados, 13 desses efeitos têm impacto significativo sobre os usuários. Os docentes e discentes participantes da pesquisa acreditam que o futuro da educação passa por uma presença ainda maior da tecnologia e que os efeitos negativos disso devem ser conhecidos para que sejam minimizados, melhorando, a qualidade do ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jackson Soares de Carvalho, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Contábeis (UNIR)

Deyvison de Lima Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Administração (PPGA/UFRGS), professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

José Arilson de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNIR), professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

Elder Gomes Ramos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração (FEAD/MG), professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

##submission.downloads##

Publicado

2019-03-28

Número

Sección

Artigos/Papers