Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista POIESIS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Poiésis é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF de acesso livre  e tem como objetivo promover o debate em torno da produção das artes e do pensamento crítico na contemporaneidade.

Os trabalhos submetidos à publicação na Poiésis são avaliados por um corpo de revisores independentes através do sistema duplo-cego (double-blind review), o que significa que a(s) identidades do(s) autor(es) não são reveladas aos revisores, e vice-versa, ao longo de todo o processo de revisão. A Poiésis não aplica a cobrança de qualquer taxa de submissão, de publicação ou de outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira e internacional.

Os Editores assumem que a submissão do trabalho à publicação na Poiésis indica seu ineditismo, ou seja, que o mesmo ainda não tenha sido publicado em qualquer outra revista de língua portuguesa ou espanhola (se for o caso).

[Poiésis is a free access, semiannual publication of the Postgraduate Program in Contemporary Studies of the Arts (UFF) and aims to promote the debate around the production of the arts and critical thinking in the contemporary world.

The papers submitted to the publication in the Poiésis are evaluated by a body of independent reviewers through the double-blind review, which means that the identities of the author (s) are not revealed to the reviewers , and vice versa, throughout the review process. Poiésis does not apply the collection of any submission, publication or other fees in its processes, being a scientific vehicle aimed at the Brazilian and international scientific community.

The Editors assume that the submission of the work to the publication in Poiésis indicates its originality, that is, that it has not yet been published in any other Portuguese or Spanish language journal (if applicable).]


[La La Poisís es una publicación semestral del Programa de Postgrado en Estudios Contemporáneos de las Artes de la UFF de acceso libre y tiene como objetivo promover el debate en torno a la producción de las artes y del pensamiento crítico en la contemporaneidad.

Los trabajos sometidos a la publicación en Poiésis son evaluados por un cuerpo de revisores independientes a través del sistema doble ciego (double-blind review), lo que significa que las (s) identidades del (s) autor (es) no se revelan a los revisores y viceversa, a lo largo de todo el proceso de revisión. La Poiésis no aplica el cobro de cualquier tasa de sumisión, de publicación o de otra naturaleza en sus procesos, siendo un vehículo científico volcado a la comunidad científica brasileña e internacional.

Editores asumen que la presentación de la obra para su publicación en poiesis indica su singularidad, es decir, que aún no ha sido publicado en ninguna otra revista portuguesa o española (si es aplicable).]



Estrutura da Revista:
A Poiésis é composta com as seguintes seções:

  • Dossiê temático organizado por convidado(s)
  • Artigos livres submetidos ao Conselho Editorial
  • Conexão Internacional
  • Tradução de textos considerados relevantes pelo Conselho Editorial para as linhas de pesquisa do Programa e para o debate crítico em torno das artes
  • Resenhas críticas de livros, obras, projetos ou atividades artísticas
  • Página do Artista, para projetos com imagens fixas desenvolvidos para a revista; em suporte multimídia (DVD) para trabalhos artísticos com imagens em movimento
  • Resenhas de produções artísticas e bibliográficas
  • Ditos + Escritos, seção dedicada à publicação de pesquisas de mestrandos do Programa, acompanhada de comentários críticos de pesquisadores participantes do processo de avaliação da pesquisa
  • Cadernos de Pesquisa, publicação das pesquisas concluídas pelos mestrandos do PPGCAUFF no ano em curso.

Formatação geral do artigo
Os trabalhos devem ser inéditos no Brasil, escritos em português ou em espanhol com uma extensão de 4.000 a 5.000 palavras (incluindo Notas e Referências). Devem ser encaminhados em arquivos Word 97-2003 ou superior (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5).

As imagens (em número que pode variar de 3 a 5) devem ser inseridas no corpo do texto, no exato ponto de interesse do(a) autor(a), além de ser encaminhado em separado em arquivo tiff ou jpeg com resolução mínima de 150 a 300 dpi.

Folha de Rosto
Todas os artigos submetidos devem incluir uma folha de rosto com as informações de cada um dos autores, contendo: nome, titulação, vínculo institucional e situação acadêmica (se for o caso), endereço institucional, telefone institucional, e endereço de e-mail.

Formatação da página
O texto do artigo deve ser produzido em página com formato A4, margem de 2 cm nos quatro lados da página.

Título
O título deve conter o máximo de 15 (quinze) palavras e deve ser escrito em português, inglês e espanhol (na ordem)

Resumo
Antes do início do desenvolvimento do texto, o(s) autor(es) deve(m) incluir um Resumo com de 600 a 700 caracteres (espaços já incluídos), redigido de forma clara e precisa, e que seja consistente com as questões tratadas no desenvolvimento do artigo. O Resumo deve ser escrito em português, inglês e espanhol (na ordem).

Palavras-chave
Logo abaixo de cada versão do Resumo, devem ser incluídas as palavras-chave, em número que pode variar entre 3 e 5 (de três a cinco), em português, inglês e espanhol (na ordem).

Corpo do texto
Todas as páginas devem ser numeradas e o texto deve conter: Título, Resumo, Abstract (em inglês), o texto propriamente dito, Notas e Referências. As legendas das imagens, se houver, devem ser incluídas após as Referências. O corpo do texto deve ser justificado, sem qualquer recuo para indicação de parágrafo.

Espaçamento
O artigo deve ter entrelinhas de 1,5, com outro espaçamento de entrelinhas de 1,5 entre os parágrafos. Nas Referências, deve ser incluído um espaçamento de entrelinhas de 1,5 entre as referências, de maneira a evitar erros editoriais.

Fontes
Para o corpo do texto, usar Times ou Times New Roman, corpo 12. Nos títulos, usar Times ou Times New Roman, corpo 14, negrito, com apenas as iniciais em maiúsculas, enquanto para os subtítulos usar Times ou Times New Roman, corpo 12, negrito, com as iniciais em maiúsculas.

Palavras em língua estrangeira
Todos os artigos submetidos à Poiésis devem estar escritos em português ou em espanhol. Ao usar palavras em língua estrangeira, é necessário que as mesmas estejam em itálico.

Regras Ortográficas 
Os Editores assumem que todos os artigos submetidos à publicação na Poiésis tenham sido revisados quanto às regras ortográficas da língua portuguesa ou da língua espanhola, quando for o caso, sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Citações
Os artigos submetidos à Poiésis devem fazer referências às citações entre parênteses dentro do corpo do texto, logo após a própria citação. Em concordância com as normas estabelecidas pela ABNT (NBR 10520), as citações empregarão o sistema de chamada autor-data, no qual o sobrenome do autor deve aparecer em letras maiúsculas e minúsculas quando dentro do fluxo do texto; e, quando destacado entre parênteses, deve aparecer em letras maiúsculas, seguido de vírgula e ano de publicação, outra vírgula e número da página do texto citado.

Exemplos:
A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). 

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia”. (DERRIDA, 1967, p. 293) 

Para as citações longas (com mais de três linhas), usar a mesma formatação do corpo do texto (fonte e entrelinhas), incluindo apenas um recuo diferente do resto do texto. Neste caso, usar recuo de 4 cm desde a borda esquerda da página.

Ibid., op. cit., loc. cit. etc.
A Poiésis não faz uso de ibid., op. cit., loc. cit. e assim por diante. Todas as referências ao mesmo texto devem aparecer exatamente da mesma maneira, com a possível exceção dos diferentes números de páginas indicadas como fonte.
Para outras situações de citação, recorrer à NBR 10520 (ABNT).

Notas de final de texto
As notas de final de texto devem ser utilizadas para observações substantivas, mas não para o propósito de referência às fontes citadas. As notas de final de texto devem aparecer separadas do corpo do texto do artigo, imediatamente anterior às Referências (bibliográficas).

Observação: A Poiésis não faz uso de notas de rodapé e seu emprego implicará na devolução do texto para revisão pelo(a) autor(a).

Imagens
Devem ser inseridas no corpo do texto no ponto desejado pelo(a) autor(a). As imagens devem ter as seguintes características:

  • arquivo tiff ou jpeg
  • resolução: entre 150 e 300 dpi
  • número de imagens: de 3 a 5 por trabalho submetido

Legendas das imagens
As informações a respeito das imagens devem aparecer em formato centralizado, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, logo abaixo de cada imagem no texto, contendo os seguintes dados: nome do autor da obra representada na imagem, título da obra (em itálico), ano de realização, técnica utilizada pelo(a) artista, dimensões (se for o caso) e fonte da imagem. O modelo abaixo deve ser empregado:

Mira Schendel
A volta de Aquiles, 1964.
óleo sobre tela, 92 x 130 cm
(Fonte: MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.)

Referências
Ao final do texto, logo após as notas (se houver), deve ser incluída a seção intitulada Referências, com a lista completa das referências citadas no desenvolvimento do texto.

Formatação das Referências
A Poiésis recomenda que seja empregado o nome completo do(s) autor(es), sem o recurso de apenas as iniciais do primeiro nome. Um espaço de entrelinhas de 1,5 deve ser empregado entre cada referência, de maneira a evitar qualquer dúvida ou dificuldade no processo de editoração.

Livros
De acordo com as normas da ABNT (NBR 6023), os elementos essenciais das referências de livros são: autor(es), título, local, editora e data de publicação.

Neste caso, a referência começa pelo sobrenome do autor em maiúsculas, seguido do primeiro nome e nomes do meio (se houver) em maiúsculas e minúsculas; título em itálico; cidade; editora; e ano de publicação:

Exemplo:
GOMES, Laura Graziela Figueiredo Fernandes. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 

Periódicos
Seguindo as normas da ABNT, os elementos essenciais para referências de periódicos são: autor(es), título do artigo, título da publicação (em itálico), local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou número, paginação inicial e final, mês (se houver) e ano da publicação.

Exemplo:
BISHOP, Claire. The Social Turn: Collaboration and its Discontents. Artforum, Nova York, v. 44, n. 6, p. 178-183, fev. 2006.

Livros ou periódicos em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para livros e artigos em periódicos, com o acréscimo das informações correspondentes à descrição do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).

Quando se tratar de obras consultadas online:
ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.

SILVA, Mauro Marcelo de Lima. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brazil_revistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

Quando se tratar de obras consultadas que tenham outro formato eletrônico, CD-Rom como exemplo:
VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

Para outras situações referentes às Referências, recorrer à NBR 6023 (ABNT).


Informação Final
As instruções para elaboração e submissão dos artigos devem ser cuidadosamente consideradas de maneira a evitar sua devolução aos autores.

 

Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes | Instituto de Arte e Comunicação Social | Universidade Federal Fluminense
Rua Tiradentes 17 - Ingá - 24.210-510
Niterói - RJ - Brasil
Telefones: (21) 2629 9672
E-mail:  poiesis.uff@gmail.com
URL: http://www.periodicos.uff.br/poiesis

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    [The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise, it should be justified in "Comments to the editor".]

    [La contribución es original e inédita, y no está siendo evaluada para publicación por otra revista; de lo contrario, se debe justificar en "Comentarios al editor".]
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    [The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format.]

    [El archivo de la presentación está en formato de Microsoft Word, OpenOffice o RTF.]
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

    [URLs for referrals were reported when possible.]

    [Las direcciones URL para las referencias se informaron cuando es posible.]
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    [The text is in simple space; uses a 12-point font; uses italic instead of underlining (except URL addresses); the figures and tables are inserted in the text, not at the end of the document in the form of attachments.]

    [El texto está en un espacio simple; utiliza una fuente de 12 puntos; emplea cursiva en lugar de subrayado (excepto en direcciones URL); las figuras y las tablas se insertan en el texto, no al final del documento en forma de datos adjuntos.]
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    [The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors, on the About Journal page.]

    [El texto sigue los patrones de estilo y los requisitos bibliográficos descritos en las Directrices de Autores, en la página Acerca de la revista.]

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    [In case of submission to a peer-reviewed section (e.g. articles), the instructions available under Ensuring blind peer evaluation were followed.]

    [En caso de sometimiento a una sección con evaluación por pares (por ejemplo, artículos), las instrucciones disponibles en Asegurando la evaluación por pares ciega se siguieron.]
 

Declaração de Direito Autoral

Autores(as) que publicam na Poiésis concordam com os seguintes termos:

  1. Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  2. Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Poiésis (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
 
[Authors who publish in Poiésis agree to the following terms:
  1. The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.

  2. The authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the published version of the work published in the Poiésis (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.

  3. The authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can lead to productive changes , as well as increasing the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access)]
 
[Los autores que publican en Poiésis concuerdan con los siguientes términos:
  1. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.

  2. Los autores (as) tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en la Poiésis (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.

  3. Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos , así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre)]
 
 

 

 

Política de Privacidade

Todos os nomes e endereços informados na Poiésis serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

[All names and addresses informed in the Poiésis will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.]

[Todos los nombres y direcciones informados en la Poiésis serán usados exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación, no siendo puestos a disposición para otras finalidades oa terceros.]