Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto foi redigido elaborado com espaçamento (entrelinhas) de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores", na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos à publicação na Revista Poiésis são avaliados por um corpo de revisores independentes, externos à Universidade Federal Fluminense, através do sistema duplo-cego (double-blind review), o que significa que a(s) identidades do(s) autor(es) e revisores são preservadas ao longo de todo o processo de revisão. Preliminarmente, cada trabalho submetido à Revista Poiésis é avaliado pelos Editores (Editor e Editores Associados) quanto à aderência do trabalho ao escopo acadêmico da revista, assim como sua adequação às normas científicas. Na continuidade, o trabalho, se aprovado na primeira etapa, é encaminhado a pelo menos 2 (dois) revisores externos, que emitem pareceres recomendando a aceitação, a recusa ou com a sugestão de alterações ao(s) autor(es). Havendo discordâncias significativas entre os pareceres dos revisores, um terceiro revisor é solicitado a colaborar de maneira a embasar a decisão editorial final.

Os Editores assumem que a submissão do trabalho à publicação na Revista Poiésis indica seu ineditismo, ou seja, que o mesmo ainda não tenha sido publicado em qualquer outra revista. Os Editores apontam a necessidade de que os autores indiquem o seu ORCID Id (orcid.org) no processo de submissão de seus trabalhos à Revista Poiésis

Na avaliação dos trabalhos submetidos à Revista Poiésis, são considerados os seguintes aspectos:
(1) adequação ao escopo da revista;
(2) originalidade da reflexão proposta pelo trabalho;
(3) relevância das questões tratadas para a área de estudo;
(4) atualização e pertinência dos recursos bibliográficos;
(5) objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica adequada.

Todos os trabalhos submetidos atravessam o mesmo processo de avaliação até o aceite para publicação. A editoria da Revista Poiésis trabalha com a expectativa de que todo o processo de avaliação, revisão, processamento e publicação (quando for o caso) das submissões à Revista Poiésis seja concluído em um período entre 12 a 15 semanas.

IMPORTANTE: A Revista Poiésis não aplica a cobrança de qualquer taxa de submissão, de publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo acadêmico voltado à comunidade científica brasileira e internacional.


Declaração de autoria múltipla (para trabalhos com mais de um autor)
No caso de trabalho com mais de um autor submetido à Revista Poiésis, deve-se incluir, ao final, uma breve declaração de que a autoria partilhada se baseia no fato de que:
(1)  todos os autores participaram ativamente das discussões em torno do escopo, dos conceitos, dos eventuais resultados e da elaboração do trabalhos; e (2) todos os autores revisaram e aprovaram a versão final do trabalho.

Observação: A declaração em questão não aparecerá na versão final do trabalho, quando publicada na revista.

Erratas e retratações
Os Editores esclarecem que, quando necessário, a Revista Poiésis publicará, tão logo seja possível, erratas encaminhadas pelos autores referentes a trabalhos publicados na revista. Da mesma maneira, quando necessário, os Editores se responsabilizarão pela publicação de eventuais retratações.

Reconhecimento do financiamento da pesquisa
A Revista Poiésis estimula fortemente que os/as autores/as façam uma menção e o reconhecimento às agências de fomento que apoiaram suas pesquisas, ainda que através de um financiamento parcial. Para tanto, solicita que uma menção seja feita ao final do  corpo do trabalho (antes das Notas e das Referências) ou, alternativamente, como a primeira nota de fim de texto.

CATEGORIAS DAS SUBMISSÕES
(1) Artigos (tanto para a seção Artigos como para a seção Pesquisa em Processo)
(2) Ensaios visuais (para a seção Página do/a Artista e para a seção Pesquisa em Processo)
(3) Entrevistas
(4) Resenhas
OBSERVAÇÃO: A seção Pesquisa em Processo destina-se à publicação dos resultados parciais de mestrandos/as e de doutorando/as de programas de pós-graduação brasileiros e do exterior, que contribuam para os debates contemporâneos no campo das artes.

(1) Formatação dos artigos (para as seções "Artigos" e "Pesquisa em Processo"

Os trabalhos devem ser inéditos, escritos em português, em espanhol ou em inglês. Sugere-se que o artigo tenha uma extensão de 4.000 a 5.000 palavras (incluindo Notas e Referências). Devem ser encaminhados em arquivos Word 97-2003 ou superior (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5).

  • Imagens
    Sugere-se que as imagens (em número em torno de 5), com suas respectivas legendas (ver exemplo abaixo), sejam inseridas no corpo do texto.  Além disso, as imagens deverão ser enviadas como arquivos complementares em formato .JPG com resolução entre 150 a 300 dpi.  Exemplo:

    Fig. 1 - Mira Schendel, A volta de Aquiles, 1964.
    óleo sobre tela, 92 x 130 cm
    Fonte: MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.)
  • Folha de Rosto
    Todas os artigos submetidos devem incluir uma folha de rosto com as informações de cada um dos autores, contendo: nome, titulação, vínculo institucional e situação acadêmica (se for o caso), endereço institucional, telefone institucional, ORCID e endereço de e-mail.
  • Título
    O título deve conter o máximo de 15 (quinze) palavras e deve ser escrito em português, inglês e espanhol (na ordem)
  • Resumo
    Antes do início do desenvolvimento do texto, o(s) autor(es) deve(m) incluir um Resumo com de 600 a 700 caracteres (espaços já incluídos), redigido de forma clara e precisa, e que seja consistente com as questões tratadas no desenvolvimento do artigo. O Resumo deve ser escrito em português, inglês e espanhol (na ordem).
  • Palavras-chave
    Logo abaixo de cada versão do Resumo, devem ser incluídas as palavras-chave, em número que pode variar entre 3 e 5 (de três a cinco), em português, inglês e espanhol (na ordem).
  • Palavras em língua estrangeira
    Todos os artigos submetidos à Revista Poiésis devem estar escritos em português, inglês ou em espanhol. Ao usar palavras em língua diferente daquela original do manuscrito, é necessário que as mesmas estejam em itálico.
  • Regras Ortográficas
    Os Editores assumem que todos os artigos submetidos à publicação na Revista Poiésis tenham sido revisados quanto às regras ortográficas da língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob responsabilidade de seus respectivos autores.
  • Citações
    Os artigos submetidos à Revista Poiésis devem fazer referências às citações entre parênteses dentro do corpo do texto, logo após a própria citação. Em concordância com as normas estabelecidas pela ABNT (NBR 10520), as citações empregarão o sistema de chamada autor-data, no qual o sobrenome do autor deve aparecer em letras maiúsculas e minúsculas quando dentro do fluxo do texto; e, quando destacado entre parênteses, deve aparecer em letras maiúsculas, seguido de vírgula e ano de publicação, outra vírgula e número da página do texto citado. Exemplos:

    A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

    “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia”. (DERRIDA, 1967, p. 293)

    Para as citações longas (com mais de três linhas), usar a mesma formatação do corpo do texto (fonte e entrelinhas), incluindo apenas um recuo diferente do resto do texto. Neste caso, usar recuo de 4 cm desde a borda esquerda da página.
  • Ibid., op. cit., loc. cit. etc.
    A Revista Poiésis não faz uso de ibid., op. cit., loc. cit. e assim por diante. Todas as referências ao mesmo texto devem aparecer exatamente da mesma maneira, com a possível exceção dos diferentes números de páginas indicadas como fonte.
    Para outras situações de citação, recorrer à NBR 10520 (ABNT).
  • Notas de final de texto
    As notas de final de texto devem ser utilizadas para observações substantivas, mas não com o propósito de referência às fontes citadas. As notas de final de texto devem aparecer separadas do corpo do texto do artigo, imediatamente anterior às Referências (bibliográficas).
    Observação: A Revista Poiésis não faz uso de notas de rodapé. Neste sentido, solicita-se aos autores que usem apenas notas de final de texto.
  • Referências
    Ao final do texto, logo após as notas (se houver), deve ser incluída a seção intitulada Referências, com a lista completa das referências citadas no desenvolvimento do texto. Exemplos:

    Livros:
    GOMES, Laura Graziela Figueiredo Fernandes. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

    Periódicos:BISHOP, Claire. The Social Turn: Collaboration and its Discontents. Artforum, Nova York, v. 44, n. 6, p. 178-183, fev. 2006.

    Livros ou periódicos em meio eletrônico:
    ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em 10/1/2002.

    Para outras situações referentes às Referências, recorrer à NBR 6023 (ABNT).


(2) Formatação dos Ensaios visuais (para as seções Página do/a Artista e Pesquisa em Processo)
O Ensaio visual deve ser formatado de acordo com as dimensões da revista, ou seja, 21x 21 cm, e deve ser apresentado em formato pdf.

O total de páginas do Ensaio visual deve ser um número par, variando entre 8 e 20 páginas.

Além do Ensaio visual propriamente dito, o/a autor/a deve fornecer as seguintes informações: (a) título em português, inglês e espanhol; (b) dados biográficos com, no máximo, de 10 linhas; (c) descrição ou comentãrio sobre o Ensaio visual (se couber); (d) legendas ou informações gerais das imagens que compôem o Ensaio visual (se couber).


(3) Formatação das Entrevistas e das Resenhas
Além do conteúdo próprio das Entrevistas e das Resenhas, o/a autor/a deve fornecer no processo de submissão: (a) Título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol; (b) Informações detalhadas sobre a Entrevista (local e data da realização, informações sobre os participantes etc.) ou sobre a Resenha (título, local, data, participantes e o que mais couber).


Ética na Pesquisa
A Revista Poiésis expressa sua plena aderência às práticas de investigação acadêmica desenvolvidas com absoluto rigor ético, conforme preconizado no Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e nos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, desenvolvidos em conjunto pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), pelo Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ),  pela Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto (OASPA) e pela Associação Mundial de Editores Médicos (WAME).


Neste sentido, a publicação busca responder a quaisquer desvios éticos que possam ser apontados ou detectados ao longo do processo de pesquisa científica e/ou da divulgação de seus resultados, através da publicação no âmbito da revista. Para tanto, a Revista Poiésis dedica especial atenção aos aspectos éticos da pesquisa científica e da produção do conhecimento que possam impactar a publicação no periódico, o que inclui, entre outros aspectos: questões de autoria, colaboração e consentimento para publicação; pesquisas realizadas sobre populações vulneráveis; questões éticas quando envolvendo pesquisa com animais ou com sujeitos humanos; e manipulação de dados e resultados.

Além disso, por ser um periódico publicado sem qualquer objetivo financeiro, o que acarreta a isenção de cobrança de qualquer taxa ou qualquer outra forma de envolvimento pecuniário em seus processos de produção, e por ser um periódico vinculado a uma universidade pública brasileira, a Revista Poiésis é muita sensível e permanece atenta a qualquer manifestação ou prática que possa acarreta no uso comercial indevido e não autorizado.

Em alinhamento com os códigos e princípios acima mencionados, a Revista Poiésis tem o compromisso de agir diante das questões éticas elencadas a seguir, entre outras:

  • Alegações de má conduta na pesquisa
    A Revista Poiésis tem o compromisso de examinar toda e qualquer alegação de má conduta na pesquisa, eventualmente envolvendo autores, colaboradores, revisores, pareceristas e editores em todas as etapas do processo de pré-publicação e/ou de pós-publicação.

  • Reclamações e recursos
    A Revista Poiésis se compromete a não negligenciar qualquer reclamação ou recurso que eventualmente venha a ser dirigido ao periódico, seu pessoal, membros do Conselho Editorial, pareceristas ou à editora, examinando as questões apresentadas com a devida isenção e imparcialidade.

  • Conflitos de interesse
    A Revista Poiésis procura identificar e agir diante de quaisquer conflitos de interesse ao longo dos processos de submissão, editoração e publicação envolvendo autores, revisores, pareceristas, editores e outros colaboradores, reunindo, sempre que necessário, o conselho administrativo da revista, composto pelo Editor-Chefe e pelos Editores Associados, para encontrar a solução adequada para as questões levantadas.

No enfrentamento dessas e de outras questões referentes a alegações ou evidências de não cumprimento das melhores práticas éticas da pesquisa e da divulgação científica, a Revista Poiésis reunirá sempre que necessário seu conselho administrativo, composto pelo Editor-Chefe e pelos Editores Associados, para examinar as questões trazidas ao seu conhecimento e para tomar as medidas necessárias e cabíveis. Esses processos de exame e de debates serão feitos de maneira a preservar a identidade dos envolvidos.

Sempre que houver necessidade, a Editoria da Revista Poiésis usará as páginas da própria publicação, sempre em sua edição subsequente, para os esclarecimentos e/ou retratações referentes às questões éticas que tenham surgido e devidamente analisadas no âmbito da revista.


Informação final | Final Information | Informacion final
Em caso de dúvida ou para mais informações, escreva para poiesis.uff@gmail.com
 

Revista Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes | Instituto de Arte e Comunicação Social | Universidade Federal Fluminense
Rua Alexandre Moura 8, São Domingos - Cep 24210-200
Campus do Gragoatá - Bloco A - Sala 202
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Telefones: (21) 2629-9672 - (21) 2629-9680
E-mail:  poiesis.uff@gmail.com
URL: http://www.periodicos.uff.br/poiesis

PÁGINA DE ARTISTA

A Revista Poiésis aceita submissões de trabalhos artísticos desenvolvidos especificamente para as páginas da revista. As submissões para esta seção - Página de Artista - serão avaliadas por pareceristas independentes.

ENTREVISTA

Nesta seção, a Revista Poiésis publica entrevistas realizados com artistas, teóricos, críticos, historiadores e pesquisadores que sejam de interesse para seus leitores e para o campo de pesquisa em artes.

ENTREVISTA

Nesta seção, a Revista Poiésis publica entrevistas realizados com artistas, teóricos, críticos, historiadores e pesquisadores que sejam de interesse para seus leitores e para o campo de pesquisa em artes.

PÁGINA DE ARTISTA

A Revista Poiésis aceita submissões de trabalhos artísticos desenvolvidos especificamente para as páginas da revista. As submissões para esta seção - Página de Artista - serão avaliadas por pareceristas independentes.

TRADUÇÃO

A Revista Poiésis aceita submissões de traduções de textos relevantes para uma melhor compreensão e para o desenvolvimento dos estudos contemporâneos das artes. As submissões serão apreciadas inicialmente pelos editores da Revista Poiésis quanto à pertinência de sua publicação em consonância com as políticas da revista e, em seguida, por pareceristas independentes.

PESQUISA EM PROCESSO

Apresentação de pesquisas de mestrandos/as e de doutorando/as em estágio avançado de desenvolvimento no programas de pós-graduação brasileiros e do exterior, que tenham condições de alimentar debates substantivos no campo das artes.

ARTIGOS

Todos os artigos submetidos à publicação na Revista Poiésis são avaliados por um corpo de revisores /as independentes através do sistema duplo-cego (double-blind review), o que significa que a identidade do/a autor/a não é revelada ao/à revisor/a, e vice-versa, ao longo de todo o processo de revisão.

RESENHAS

A Revista Poiésis aceita submissões de resenhas de produção bibliográfica ou artística para publicação na revista. As submissões serão avaliadas inicialmente pelos editores da revista quanto à relevância e à pertinência de sua publicação e, em seguida, por pareceristas independentes.

Política de Privacidade

Todos os nomes e endereços informados na Revista Poiésis serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.