Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Poiésis é uma publicação semestral, de livre acesso, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Atuando no campo ampliado das artes, a Revista Poiésis tem como objetivo a publicação de pesquisas, através de artigos, trabalhos artísticos, traduções, entrevistas e resenhas que tratem de forma substantiva as questões pertinentes à produção das artes e do pensamento crítico na contemporaneidade. De acordo com sua política editorial, a Revista Poiésis prioriza a publicação de trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas realizadas prioritariamente no âmbito acadêmico, sem excluir pesquisa, produções e práticas que ocorram em outros cenários.

Com essa política, a Revista Poiésis procura atuar como articuladora e propulsora das ideias que norteiam o Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, comprometido com a formação de artistas, professores, educadores, historiadores e teóricos no campo das artes a partir da percepção política e conceitual de que, nos ambientes cotidianos da cultura contemporânea, as reflexões e as práticas em torno do fenômeno artístico necessitam ser articuladas através de distintas esferas do conhecimento, permeadas por diferentes disciplinas.

A revista começou a ser publicada no final do ano 2000 (ISSN 1517-5677) e em 2008 ganhou uma versão eletrônica disponibilizada online (ISSN 2177-8566). Desde 2016, o periódico é publicado apenas no portal eletrônico da Universidade Federal Fluminense na Internet. Contando com a colaboração de professores-pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras (pareceristas ad hoc), a Poiésis adota a avaliação duplo-cega. Além disso, a Poiésis utiliza recursos de detecção de plágio no material submetido à publicação de maneira a evitar práticas inadequadas à produção acadêmica.

Estrutura da Revista

A Revista Poiésis é composta com as seguintes seções:
• Dossiê temático organizado por convidado(s)
• Artigos livres submetidos ao Conselho Editorial e avaliados por pareceristas ad hoc
• Pesquisa em Processo (resultados parciais dos processos investigativos realizados por estudantes de mestrado e de doutorado de programas de pós-graduação brasileiros ou internacionais)
• Conexão Internacional
• Tradução (de textos considerados relevantes pelo Conselho Editorial para as linhas de pesquisa do Programa e para o debate crítico das artes)
• Página do Artista, para projetos com imagens fixas desenvolvidos para a revista
• Resenhas de produções artísticas e bibliográficas
• Ditos + Escritos, seção dedicada à publicação de pesquisas de mestrandos do Programa, acompanhada de comentários críticos de pesquisadores participantes do processo de avaliação da pesquisa
• Cadernos de Pesquisa, publicação das pesquisas concluídas pelos estudantes do PPGCA-UFF.

Processo de Avaliação por Pares
A Revista Poiésis adota a avaliação duplo-cega por pares em um sistema que conta com a colaboração de revisores-pareceristas de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras (externos à Universidade Federal Fluminense). Cada trabalho submetido à Revista Poiésis é encaminhado a pelo menos 2 (dois) revisores-pareceristas externos, após avaliação prévia dos Editores (Editor e Editores Adjuntos) quanto à pertinência do trabalho e adequação às normas científicas adotadas pela revista. Na continuidade do processo de avaliação, os pareceristas ad hoc podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao(s) autor(es). Havendo discordâncias significativas entre os pareceres dos revisores, um terceiro revisor-parecerista é solicitado a colaborar de maneira a embasar a decisão editorial final.

Além disso, a Revista Poiésis utiliza recursos de detecção de plágio (CopySpider) no material submetido à publicação de maneira a evitar práticas inadequadas à divulgação da produção acadêmica.

A Revista Poiésis não cobra qualquer taxa de seus autores, tanto para trabalhos submetidos quanto para trabalhos solicitados.

Na avaliação dos trabalhos submetidos à Revista Poiésis, são considerados os seguintes aspectos: (1) adequação ao escopo da revista; (2) originalidade da reflexão proposta pelo trabalho; (3) relevância das questões tratadas para a área de estudo; (4) atualização e pertinência dos recursos bibliográficos; (5) objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica adequada. Todos os trabalhos submetidos atravessam o mesmo processo de avaliação até o aceite para publicação.

Todo o processo de avaliação, revisão, processamento e publicação (quando for o caso) das submissões à Revista Poiésis é concluído em um período de 12 a 15 semanas.

Periodicidade
A Poiésis é uma publicação semestral com novas edições nos meses de janeiro e julho.

Política de Acesso Livre
A Poiésis oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar as pesquisas artísticas e cientìficas gratuitamente acessíveis para o público contribui para um maior intercâmbio global das ideias e para a democratização das diferentes formas de conhecimento.

Ética na Pesquisa
A Revista Poiésis expressa sua plena aderência às práticas de investigação acadêmica desenvolvidas com absoluto rigor ético, conforme preconizado no Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e nos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, desenvolvidos em conjunto pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), pelo Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ),  pela Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto (OASPA) e pela Associação Mundial de Editores Médicos (WAME).

Neste sentido, a publicação busca responder a quaisquer desvios éticos que possam ser apontados ou detectados ao longo do processo de pesquisa científica e/ou da divulgação de seus resultados, através da publicação no âmbito da revista. Para tanto, a Revista Poiésis dedica especial atenção aos aspectos éticos da pesquisa científica e da produção do conhecimento que possam impactar a publicação no periódico, o que inclui, entre outros aspectos: questões de autoria, colaboração e consentimento para publicação; pesquisas realizadas sobre populações vulneráveis; questões éticas quando envolvendo pesquisa com animais ou com sujeitos humanos; e manipulação de dados e resultados.

Além disso, por ser um periódico publicado sem qualquer objetivo financeiro, o que acarreta a isenção de cobrança de qualquer taxa ou qualquer outra forma de envolvimento pecuniário em seus processos de produção, e por ser um periódico vinculado a uma universidade pública brasileira, a Revista Poiésis é muita sensível e permanece atenta a qualquer manifestação ou prática que possa acarreta no uso comercial indevido e não autorizado.

Em alinhamento com os códigos e princípios acima mencionados, a Revista Poiésis tem o compromisso de agir diante das questões éticas elencadas a seguir, entre outras:

  • Alegações de má conduta na pesquisa
    A Revista Poiésis tem o compromisso de examinar toda e qualquer alegação de má conduta na pesquisa, eventualmente envolvendo autores, colaboradores, revisores, pareceristas e editores em todas as etapas do processo de pré-publicação e/ou de pós-publicação.

  • Reclamações e recursos
    A Revista Poiésis se compromete a não negligenciar qualquer reclamação ou recurso que eventualmente venha a ser dirigido ao periódico, seu pessoal, membros do Conselho Editorial, pareceristas ou à editora, examinando as questões apresentadas com a devida isenção e imparcialidade.

  • Conflitos de interesse
    A Revista Poiésis procura identificar e agir diante de quaisquer conflitos de interesse ao longo dos processos de submissão, editoração e publicação envolvendo autores, revisores, pareceristas, editores e outros colaboradores, reunindo, sempre que necessário, o conselho administrativo da revista, composto pelo Editor-Chefe e pelos Editores Associados, para encontrar a solução adequada para as questões levantadas.

No enfrentamento dessas e de outras questões referentes a alegações ou evidências de não cumprimento das melhores práticas éticas da pesquisa e da divulgação científica, a Revista Poiésis reunirá sempre que necessário seu conselho administrativo, composto pelo Editor-Chefe e pelos Editores Associados, para examinar as questões trazidas ao seu conhecimento e para tomar as medidas necessárias e cabíveis. Esses processos de exame e de debates serão feitos de maneira a preservar a identidade dos envolvidos.

Sempre que houver necessidade, a Editoria da Revista Poiésis usará as páginas da própria publicação, sempre em sua edição subsequente, para os esclarecimentos e/ou retratações referentes às questões éticas que tenham surgido e devidamente analisadas no âmbito da revista.

Dados/Estatísticas


Formulário de Avaliação

[REVISTA POIÉSIS] Formulário de Avaliação

Solicitamos que os/as Avaliadores/as da Revista Poiésis considerem as seguintes dimensões: RELEVÂNCIA, ORIGINALIDADE, ATUALIDADE, OBJETIVIDADE e ADERÊNCIA AOS COMPROMISSOS DA REVISTA POIÉSIS.

(1) As questões tratadas no artigo submetido se caracterizam como relevantes para os estudos contemporâneos da área das Artes?*

  • Muito relevantes
  • Relevantes
  • Pouco relevantes
  • Não são relevantes.

(2) As reflexões propostas pelo artigo submetido são originais?*

  • Muito originais
  • Originais
  • Pouco originais
  • Não são originais.

(3) Os recursos bibliográficos são atualizados? *

  • Sim
  • Não

(4) O artigo submetido tem uma redação objetiva, clara e utiliza a linguagem acadêmica adequada?*

  • Sim
  • Não

(5) A Revista Poiésis tem como compromisso publicar contribuições que tratem de forma substantiva as questões pertinentes à produção das artes e do pensamento crítico na contemporaneidade, a partir da percepção política e conceitual de que, nos ambientes cotidianos da cultura contemporânea, o fazer e as reflexões em torno do fenômeno artístico necessitam ser articuladas através de distintas esferas do conhecimento, pautadas em práticas atravessadas pela transdisciplinaridade. É possível afirmar que o artigo submetido tem aderência aos compromissos da Poiésis? * 

  • Sim
  • Não

(6) A avaliação final aponta a RECOMENDAÇÃO da publicação do artigo submetido na Poiésis?* 

  • Fortemente recomendado
  • Recomendado
  • Recomendado, desde que atendidos os ajustes indicados abaixo.
  • Não recomendado.

 RECOMENDAÇÕES / COMENTÁRIOS / ANÁLISE FINAL:

* Indica campo obrigatório

Financiamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPi-UFF)
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFF)

Histórico do Periódico
A Revista Poiésis publicou seu primeiro número em dezembro de 2000. Em 2008, passou a ser publicada também em uma versão eletrônica e a ser disponibilizada tanto em versão impressa como online. Desde 2016, a Revista Poiésis publica apenas sua versão digital no portal eletrônico da Universidade Federal Fluminense na Internet, tendo descontinuado sua versão impressa.