A exteriorização da memória pessoal em Nazareth Pacheco

Autores

  • Hiáscara Alves Pereira Jardim Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Ibatiba

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.33-54

Palavras-chave:

Nazareth Pacheco, autobiografia, memória, arte contemporânea

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir a relação entre a memória pessoal e a criação artística tendo como base a produção de Nazareth Pacheco. Nesse sentido, o presente artigo aborda o tema da autobiografia evidente em alguns dos objetos artísticos produzidos pela artista nos anos 1990. Analisamos algumas de suas obras de arte em que a memória pessoal é exteriorizada nos elementos visuais que as compõem. Para tanto, adotou-se um corpus teórico diversificado do campo da arte e da psicanálise. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hiáscara Alves Pereira Jardim, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Ibatiba

Hiáscara Alves Pereira Jardim é Mestre em Artes, na linha de pesquisa Teoria e Crítica de Arte, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Professora de Arte do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Ibatiba. Membro do Grupo de Pesquisa em Diversidade e Gênero – Divergen – CNPq/Capes.

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fron-teira, 1984.

BOURGEOIS, Louise; BERNADAC, Marie-Laure; OBRIST; Hans-Ulrich. Louise Bourgeois: destruição do pai, reconstrução do pai. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2000.

CANTON, Kátia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CHIARELLI, Tadeu. A experiência do artista como parâmetro. In: CHIARELLI, Tadeu; CINTRÃO, Rejane; CHNAIDERMAM, Miriam. Nazareth Pacheco. São Paulo: D&Z, 2003.

COCHIARALE, Fernando. Panorama de Arte Atual Brasileira 97. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1997. Catálogo de exposição.

FERNANDES, José Carlos. Colares Colados à pele de Nazareth Pacheco. Gazeta do Povo. São Paulo, 25 jun. 2000.

GIBBONS, Joan. Contemporary Art and Memory: Images of Recollection and Remem-brance. New York: I.B. Tauris & Co Ltd, 2007.

PEREIRA, Hiáscara Alves. O corpo na poética de Nazareth Pacheco na década de 1990. 2012. 128f. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes, UFES, Espírito Santo, 2012.

PROCOPIAK, Ana Lúcia. Transgressões femininas. São Paulo: Editora Plus, 2009.

SILVA, Nazareth Pacheco. Objetos Sedutores, 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ar¬tes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Comunicação e Artes da Universi¬dade de São Paulo, ECA -USP, São Paulo, 2002.

SILVA, Nazareth Pacheco. Entrevista concedida a Tadeu Chiarelli, mar. 2001. Disponível em http://www.muvi.advant.com.br/artistas/n/nazareth_pacheco. htm. Acesso em: 10 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Jardim, H. A. P. (2017). A exteriorização da memória pessoal em Nazareth Pacheco. REVISTA POIÉSIS, 18(30), 33-54. https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.33-54