Mosaico do Lugar: Participação e Colaboração em Arte Pública 1

Leila Maria da Silva Barboza

Resumo


O objeto da pesquisa é a intervenção artística Mosaico do Lugar, realizada coletivamente para a escada da rua Oscar Pereira em Charitas, Niterói, RJ. O presente estudo procura investigar o processo de produção desse mosaico de mosaicos, suas implicações no plano da urbanidade e as segregações espaciais e socioeconômicas. No plano da produção de arte na esfera pública, propõe uma reflexão entre efemeridade, perenidade e a questão da autoria nas relações que se estabelecem entre arte, artista e comunidade, enfatizando o quanto essas práticas parecem colocar sob escrutínio assunções há muito aceitas e arraigadas no processo de criação artística.

Palavras-chave


arte pública; comunidade; urbanidade

Texto completo:

PDF

Referências


Arendt, H. (2002). A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Barthes, R. (1988). O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense.

Bauman, Z. (2001). Comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Becker, H. (1977). Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Bonomi, Maria. -. Acesso em 13/1/2009. http://www.mariabonomi.com.br/#

Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel /Bertrand Brasil,.

Bourdieu, P. Pergunta aos senhores do mundo. http://www.abtu.org.br/arquivos pergunta_senhores_mundo,asp Acesso em 20/07/2007

Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes.

oucault, M. (1992). O que é um autor? Lisboa: Vega.

Peccinini, D. Arte Pública. Acesso em 29/10/2008 http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo7/artepub/index.html#

Rancière, J. Acesso em 5/4/2008. Política da arte. São Paulo S.A. – Situação #3 Estética e política. SESC -Belenzinho, 4/2005.

Disponível em http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/206.rtf




DOI: https://doi.org/10.22409/poiesis.1014.114-129

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Leila Maria da Silva Barboza