A performatividade na documentação de performances , de Philip Auslander
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.337-352Palavras-chave:
performance, documentação, teatralResumo
Para investigar o limiar entre performance e sua documentação, o autor categoriza as imagens como documentais ou como teatrais ao discorrer sobre os atravessamentos do documento como evidência e como plataforma de representação, entendida como geradora de identidade para a performance ao viabilizar seu acesso ao público. O autor fundamenta-se em uma questão instável, ora por indagar a relevância da veracidade do evento “ao vivo”, ora por examinar performances programadas sem audiências, evidenciando a documentação como fenômeno para o espectador. (Resumo elaborado pelos tradutores)
Downloads
Referências
AUSLANDER, Philip. Vito Acconci and the Politics of the Body in Postmodern Performance. In From Acting to Performance. Londres: Routledge, 1997, pp.89–97.
AUSLANDER, Philip. Performance Analysis and Popular Music: A Manifesto. Contemporary Theatre Review, v. 14, n. 1, 2004.
AUSTIN, J. L. Lecture I in How to Do Things with Words. In AUSLANDER, Philip (Ed.). Performance: Critical Concepts in Literary and Cultural Studies, volume I. Londres: Routledge, 2003.
BAUMAN, Richard, A World of Others’ Words: Cross-Cultural Perspectives on Intertexuality. Malden: Blackwell, 2004.
BROWN, Lee B. Phonography. In GOLDBLATT, David; BROWN, Lee B. (Ed.). Aesthetics: A Reader in Philosophy of the Arts. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall, 2005.
ERICKSON, Jon. Goldberg Variations: Performing Distinctions. PAJ: A Journal of Performance and Art, v. 21, n. 3, 1999.
GILBERT, Helen. Bodies in Focus: Photography and Performativity in Post-Colonial Thea-tre. Textual Studies in Canada, n. 10-11, 1998.
JONES, Amelia. “Presence” in Absentia: Experiencing Performance as Documentation. Art Journal, v. 56, n. 4, 1997.
JONES, Amelia. Dis/playing the Phallus: Male Artists Perform their Masculinities. Art History, v. 17, n.4, 1994.
O’DELL, Kathy. Displacing the Haptic: Performance Art, the Photographic Document, and the 1970s. Performance Research, v. 2, n. 1, 1997.
WARD, Frazer. Some Relations between Conceptual and Performance Art. Art Journal, v. 56, n. 4, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).