AGENTE VOLUNTÁRIO AMBIENTAL: UM INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DO CEARÁ

Hermógenes Henrique Oliveira Nascimento

Resumo


O presente trabalho objetiva averiguar como o Agente Voluntário Ambiental contribui na gestão das Unidades de Conservação estaduais do Ceará. O Programa de voluntário foi legalmente instituído pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio de Instrução Normativa, possibilitando a sensibilização da comunidade em prol da conservação dos recursos naturais. O serviço voluntário atuante nas Unidades de Conservação é uma forma de aprimorar o manejo e a gestão das atividades significativas, gerando benefícios tanto para o meio ambiente em questão, quanto para o voluntário, em uma oportunidade única de interação e reconciliação entre o homem e a natureza. Com a metodologia adotada, analisou-se a temática do voluntariado ambiental a partir do histórico de outras localidades, além da coleta de dados das atividades dos voluntários. Nesse sentido, foi possível traçar um plano de ação para o monitoramento de todo o trabalho do Programa. Logo, constatou-se que o voluntariado nas Unidades de Conservação é primordial para aumentar o engajamento da sociedade na conservação de áreas verdes protegidas do Estado.


Texto completo:

PDF

Referências


CONSERVATION VOLUNTEERS AUSTRALIA. What we do. Jul. 2017. Disponível em: Acesso: 10/07/2017.

HUDSON, M. Administrando organizações do terceiro setor. São Paulo: Makron Books,1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Dez Anos do sistema nacional de unidades de conservação da natureza: lições do passado, realizações presentes e perspectivas para o futuro. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 1. Ed, 2011. 220p.

________. Planejamento e Operação de Programas de Voluntariado em Unidades de Conservação. Brasília: MMA/SBF/DAP, 2002. 44 p.

SOUZA, C. A. Voluntariado em áreas protegidas: estudo de caso do Department of Conservation na Nova Zelândia. Foz do Iguaçu, 2007.

USA- National Park Service. Volunteers in parks. Washington, DC, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.