AGENTE VOLUNTÁRIO AMBIENTAL: UM INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DO CEARÁ

Auteurs-es

  • Hermógenes Henrique Oliveira Nascimento Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará

Résumé

O presente trabalho objetiva averiguar como o Agente Voluntário Ambiental contribui na gestão das Unidades de Conservação estaduais do Ceará. O Programa de voluntário foi legalmente instituído pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio de Instrução Normativa, possibilitando a sensibilização da comunidade em prol da conservação dos recursos naturais. O serviço voluntário atuante nas Unidades de Conservação é uma forma de aprimorar o manejo e a gestão das atividades significativas, gerando benefícios tanto para o meio ambiente em questão, quanto para o voluntário, em uma oportunidade única de interação e reconciliação entre o homem e a natureza. Com a metodologia adotada, analisou-se a temática do voluntariado ambiental a partir do histórico de outras localidades, além da coleta de dados das atividades dos voluntários. Nesse sentido, foi possível traçar um plano de ação para o monitoramento de todo o trabalho do Programa. Logo, constatou-se que o voluntariado nas Unidades de Conservação é primordial para aumentar o engajamento da sociedade na conservação de áreas verdes protegidas do Estado.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

CONSERVATION VOLUNTEERS AUSTRALIA. What we do. Jul. 2017. Disponível em: <http://conservationvolunteers.com.au/> Acesso: 10/07/2017.

HUDSON, M. Administrando organizações do terceiro setor. São Paulo: Makron Books,1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Dez Anos do sistema nacional de unidades de conservação da natureza: lições do passado, realizações presentes e perspectivas para o futuro. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 1. Ed, 2011. 220p.

________. Planejamento e Operação de Programas de Voluntariado em Unidades de Conservação. Brasília: MMA/SBF/DAP, 2002. 44 p.

SOUZA, C. A. Voluntariado em áreas protegidas: estudo de caso do Department of Conservation na Nova Zelândia. Foz do Iguaçu, 2007.

USA- National Park Service. Volunteers in parks. Washington, DC, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-31