NOVAS MÍDIAS E A APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA COM R

Autores

  • Luciane Ferreira Alcoforado

Resumo

O software R é um software livre usado principalmente na área da Estatística, mas que
vem ganhando destaque em outras áreas que necessitam analisar dados. O termo Software
Livre vem do inglês “Free Software” e não significa apenas que seja gratuito, é muito mais
do que isto, refere-se a todo e qualquer software que o programador crie e deixe disponível
para que outros programadores possam modificar e melhorar de acordo com suas
necessidades.
O termo Software Livre surgiu em 1983 quando Richard Stallman quis dar o benefício
da liberdade aos computadores. De acordo com Ribeiro Jr e Brown (2001), a primeira
versão do R foi disponibilizada para domínio público em 29 de fevereiro de 2000, quase 20
anos depois da iniciativa de Stallman. Nunes e Oliveira (2011) sinalizam que o Software
Livre vem ganhando cada vez mais força nos computadores pessoais.
Alegretti et al (2012) analisam o potencial para a aprendizagem nos ambientes de rede
social e concluem que é um ambiente facilitador das conexões, de acesso a links de
interesse, representando um sistema flexível de gerenciamento da aprendizagem. Para
Parreira Junior e Rodrigues Junior (2013), uma mudança qualitativa de visão inovadora no
processo ensino aprendizagem acontece quando o professor consegue integrar as
tecnologias, sejam elas telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e
corporais. Cada docente vai encontrar a forma mais adequada de integrar estas
metodologias, mas é importante que aprenda a dominar as formas de comunicação.
Segundo Lupion Torres et al (2019), as novas gerações encontram-se inseridas em
diversas redes e não concebem seu cotidiano sem interações e trocas e compartilhamentos
constantes e rápidos de informações. Sendo assim, na medida em que a universidade tem
papel incontestável na formação do caráter discente, pode vir a transformar
fundamentalmente a realidade da sociedade.
Neste trabalho apresenta-se a aplicação das novas tecnologias como apoio ao
aprendizado da linguagem R e seu alcance no Brasil face às conexões das redes sociais
através de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-07-09