NOVAS MÍDIAS E A APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA COM R

Autores

  • Luciane Ferreira Alcoforado

Resumo

O software R é um software livre usado principalmente na área da Estatística, mas que
vem ganhando destaque em outras áreas que necessitam analisar dados. O termo Software
Livre vem do inglês “Free Software” e não significa apenas que seja gratuito, é muito mais
do que isto, refere-se a todo e qualquer software que o programador crie e deixe disponível
para que outros programadores possam modificar e melhorar de acordo com suas
necessidades.
O termo Software Livre surgiu em 1983 quando Richard Stallman quis dar o benefício
da liberdade aos computadores. De acordo com Ribeiro Jr e Brown (2001), a primeira
versão do R foi disponibilizada para domínio público em 29 de fevereiro de 2000, quase 20
anos depois da iniciativa de Stallman. Nunes e Oliveira (2011) sinalizam que o Software
Livre vem ganhando cada vez mais força nos computadores pessoais.
Alegretti et al (2012) analisam o potencial para a aprendizagem nos ambientes de rede
social e concluem que é um ambiente facilitador das conexões, de acesso a links de
interesse, representando um sistema flexível de gerenciamento da aprendizagem. Para
Parreira Junior e Rodrigues Junior (2013), uma mudança qualitativa de visão inovadora no
processo ensino aprendizagem acontece quando o professor consegue integrar as
tecnologias, sejam elas telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e
corporais. Cada docente vai encontrar a forma mais adequada de integrar estas
metodologias, mas é importante que aprenda a dominar as formas de comunicação.
Segundo Lupion Torres et al (2019), as novas gerações encontram-se inseridas em
diversas redes e não concebem seu cotidiano sem interações e trocas e compartilhamentos
constantes e rápidos de informações. Sendo assim, na medida em que a universidade tem
papel incontestável na formação do caráter discente, pode vir a transformar
fundamentalmente a realidade da sociedade.
Neste trabalho apresenta-se a aplicação das novas tecnologias como apoio ao
aprendizado da linguagem R e seu alcance no Brasil face às conexões das redes sociais
através de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)