Auras anônimas: um espaço de debate sobre memórias de violência na Colômbia

Autores

  • Carolina Vanegas Carrasco Universidad Nacional de San Martín, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62463

Palavras-chave:

arte e memória na Colômbia, intervenções permanentes/efémeras, Beatriz González, Auras anónimas

Resumo

A obra Auras anónimas é uma intervenção que a artista colombiana
Beatriz González realizou num setor de galerias funerárias – columbariums – no Cemitério Central de Bogotá, como estratégia para evitar a sua demolição. Este texto relata a criação da obra e o seu desenvolvimento até 2018, quando o estatuto de proteção da área foi modificado para dar outro uso ao espaço, o que implicou o desaparecimento da obra. Propõe-se aqui uma reflexão sobre os significados do permanente e do efémero na produção artística no espaço público, bem como a importância do debate público sobre a memória que Auras anónimas tem contribuído para sustentar na sua contingência.

Biografia do Autor

Carolina Vanegas Carrasco , Universidad Nacional de San Martín, Argentina

Carolina Vanegas Carrasco é Especialista en arte público y en historia del arte latinoamericano del siglo XIX. Actualmente es directora del Centro de Estudios Espigas e investigadora del Centro de Investigaciones en Arte y Patrimonio (CIAP, CONICET-UNSAM), Argentina. Es coordinadora del Grupo de Estudio sobre Arte Público en Latinoamérica (GEAP-Latinoamérica) de la Universidad de Buenos Aires.

Referências

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

VANEGAS CARRASCO, C. . Auras anônimas: um espaço de debate sobre memórias de violência na Colômbia. arte :lugar :cidade, v. 1, n. 1, p. 23-36, 2 maio 2024.