Auras anônimas: um espaço de debate sobre memórias de violência na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62463Palavras-chave:
arte e memória na Colômbia, intervenções permanentes/efémeras, Beatriz González, Auras anónimasResumo
A obra Auras anónimas é uma intervenção que a artista colombiana
Beatriz González realizou num setor de galerias funerárias – columbariums – no Cemitério Central de Bogotá, como estratégia para evitar a sua demolição. Este texto relata a criação da obra e o seu desenvolvimento até 2018, quando o estatuto de proteção da área foi modificado para dar outro uso ao espaço, o que implicou o desaparecimento da obra. Propõe-se aqui uma reflexão sobre os significados do permanente e do efémero na produção artística no espaço público, bem como a importância do debate público sobre a memória que Auras anónimas tem contribuído para sustentar na sua contingência.
Referências
Castro Roldán, A. & García, D. (2015). La memoria colectiva y la muerte en el Cementerio de Bogotá. Amerika, 12. https://doi.org/10.4000/amerika.6342
Gamboni, D. (2002). Image to destroy, indestructible image. In B. Latour & P. Weibel (Eds.), Iconoclash: Beyond the Image Wars in Science, Religion and Art. The MIT Press.
Gamboni, D. (2014). La destrucción del arte. Iconoclasia y vandalismo desde la Revolución francesa. Cátedra.
Groys, B. (2017). Más allá del Síndrome de Estocolmo. Catálogo Beatriz González 1965-2017. CAPC; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía; KW.
Guglielmucci, A. & Montañez, R. S. (2013). Paisajes de memoria. El intrincado affaire entre el centro de memoria, paz y reconciliación y el cementerio central de Bogotá, Colombia. Publicar, 11(15).
Morris, I. (2011). En un lugar llamado El Cartucho. Instituto Distrital de Patrimonio Cultural.
Rodríguez, M. I. (2017). Conversaciones con Beatriz González. Catálogo Beatriz González 1965-2017. CAPC; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía; KW.
Vanegas Carrasco, C. (2015). In-visibilidades de la estatua doble del prócer colombiano Antonio Nariño. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, 42(2), 385–410, https://revistas.unal.edu.co/index.php/achsc/article/view/53341.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Vanegas Carrasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.