Arte e feminismos no espaço público: novas metodologias e genealogias
DOI:
https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62464Palavras-chave:
arte pública, feminismos, antimonumentos, arte contemporânea, iconoclastiaResumo
A história recente do México não pode ser compreendida sem a tensão entre uma redefinição e uma disputa pelo espaço público. Em um contexto de violência necropatriarcal, onde os corpos feminizados são vulneráveis, o espaço público tornou-se uma zona ambivalente, entre o perigo que representa e a necessidade de uma reapropriação que confronta diretamente o discurso oficial, histórico, político e social. Neste artigo, procuramos expor expressões e ações artísticas no espaço público no México através de uma abordagem capaz de tornar visíveis produções e atualizações de diálogos intergeracionais. A partir de uma revisão de conceitos específicos e de estratégias concretas, pretendemos expor formas de abordagem e de leitura de processos político-estéticos caracterizados por sua condição crítica e dinâmica. Procuramos delinear e definir uma metodologia de estudo através da revisão crítica e analítica de estratégias de intervenção no espaço público através do trabalho de artistas como Mónica Mayer e Alma Camelia, ou de coletivos como Anti-Monumenta, Brillantinas con Glitter e projetos como El mural que debió ser.
Referências
Comisarenco, D. (2014). Eclipse de siete lunas. Mujeres muralistas en México. Artes de México.
Eaton, A. W. & Gaskell, I. (2009). Do Subaltern Artifacts Belong in Art Museums? In J. O. Young & C. G. Brunk, The Ethics of Cultural Appropriation. Blackwell Publishing.
Freedberg, D. (2017). Iconoclastia. Historia y psicología de la violencia contra las imágenes. Sans Soleil Ediciones.
Gamboni, D. (2014). La destrucción del arte. Iconoclasia y vandalismo desde la Revolución Francesa. Cátedra.
Mbembe, A. (2016). Crítica de la razón negra. Ensayo sobre racismo contemporáneo. Futuro Anterior.
McClanan, A. & Johnson, J. (2005). Introduction: O for a muse of fire. In A. Mclanan & J. Johnson (Eds.), Negating the Image. Ashgate.
Nordenflycht, J. (s/d.). Iconoclasia y post-patrimonio. Centro de Investigaciones del Patrimonio. https://www.facebook.com/114959126812375/videos/3808915352470253.
Nutall, S. & Mbembe, A. (2018). Decolonizing the Monument. Duke University.
Tyburczy, J. (2016). Sex Museums: The Politics and Performance of Display. University of Chicago Press.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gemma Argüello, Natalia de la Rosa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.