Arte e feminismos no espaço público: novas metodologias e genealogias

Autores

  • Gemma Argüello Manresa Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, México
  • Natalia de la Rosa Instituto de Investigaciones Estéticas, Unidad Oaxaca, UNAM, México

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62464

Palavras-chave:

arte pública, feminismos, antimonumentos, arte contemporânea, iconoclastia

Resumo

A história recente do México não pode ser compreendida sem a tensão entre uma redefinição e uma disputa pelo espaço público. Em um contexto de violência necropatriarcal, onde os corpos feminizados são vulneráveis, o espaço público tornou-se uma zona ambivalente, entre o perigo que representa e a necessidade de uma reapropriação que confronta diretamente o discurso oficial, histórico, político e social. Neste artigo, procuramos expor expressões e ações artísticas no espaço público no México através de uma abordagem capaz de tornar visíveis produções e atualizações de diálogos intergeracionais. A partir de uma revisão de conceitos específicos e de estratégias concretas, pretendemos expor formas de abordagem e de leitura de processos político-estéticos caracterizados por sua condição crítica e dinâmica. Procuramos delinear e definir uma metodologia de estudo através da revisão crítica e analítica de estratégias de intervenção no espaço público através do trabalho de artistas como Mónica Mayer e Alma Camelia, ou de coletivos como Anti-Monumenta, Brillantinas con Glitter e projetos como El mural que debió ser.

Biografia do Autor

Gemma Argüello Manresa, Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, México

Gemma Argüello Manresa es investigadora, escritora y curadora. Trabaja estética y política, prácticas artísticas participativas y sociales, así como arte feminista. Ha realizado curadurías para diversos museos y espacios culturales. Es profesora del Colegio de Filosofía y del Posgrado de Género en la UNAM, curadora de Galería Abierta para la Colección Femsa en Monterrey (2023-2024), es miembro del Sistema Nacional de Investigadores Nivel 1 y co-dirige la Oficina de Proyectos Editoriales.

Natalia de la Rosa, Instituto de Investigaciones Estéticas, Unidad Oaxaca, UNAM, México

Natalia de la Rosa es historiadora del arte y curadora. Trabaja el arte moderno y contemporáneo en México, el arte público y sus actualizaciones críticas. Curadora del Museo de Arte Moderno entre 2014 y 2016; Posdoctorante Asociada en la Duke University (2016-2018) y becaria posdoctoral en el Instituto de Investigaciones Filológicas, UNAM (2020-2022). Autora del libro David Siqueiros en el Hospital de la Raza e Investigadora del Instituto de Investigaciones Estéticas, UNAM, Unidad Oaxaca.

Referências

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

ARGÜELLO MANRESA, G. .; DE LA ROSA, N. . Arte e feminismos no espaço público: novas metodologias e genealogias. arte :lugar :cidade, v. 1, n. 1, p. 76-94, 2 maio 2024.