Arte e feminismos no espaço público: novas metodologias e genealogias
DOI:
https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62464Palavras-chave:
arte pública, feminismos, antimonumentos, arte contemporânea, iconoclastiaResumo
A história recente do México não pode ser compreendida sem a tensão entre uma redefinição e uma disputa pelo espaço público. Em um contexto de violência necropatriarcal, onde os corpos feminizados são vulneráveis, o espaço público tornou-se uma zona ambivalente, entre o perigo que representa e a necessidade de uma reapropriação que confronta diretamente o discurso oficial, histórico, político e social. Neste artigo, procuramos expor expressões e ações artísticas no espaço público no México através de uma abordagem capaz de tornar visíveis produções e atualizações de diálogos intergeracionais. A partir de uma revisão de conceitos específicos e de estratégias concretas, pretendemos expor formas de abordagem e de leitura de processos político-estéticos caracterizados por sua condição crítica e dinâmica. Procuramos delinear e definir uma metodologia de estudo através da revisão crítica e analítica de estratégias de intervenção no espaço público através do trabalho de artistas como Mónica Mayer e Alma Camelia, ou de coletivos como Anti-Monumenta, Brillantinas con Glitter e projetos como El mural que debió ser.
Referências
Comisarenco, D. (2014). Eclipse de siete lunas. Mujeres muralistas en México. Artes de México.
Eaton, A. W. & Gaskell, I. (2009). Do Subaltern Artifacts Belong in Art Museums? In J. O. Young & C. G. Brunk, The Ethics of Cultural Appropriation. Blackwell Publishing.
Freedberg, D. (2017). Iconoclastia. Historia y psicología de la violencia contra las imágenes. Sans Soleil Ediciones.
Gamboni, D. (2014). La destrucción del arte. Iconoclasia y vandalismo desde la Revolución Francesa. Cátedra.
Mbembe, A. (2016). Crítica de la razón negra. Ensayo sobre racismo contemporáneo. Futuro Anterior.
McClanan, A. & Johnson, J. (2005). Introduction: O for a muse of fire. In A. Mclanan & J. Johnson (Eds.), Negating the Image. Ashgate.
Nordenflycht, J. (s/d.). Iconoclasia y post-patrimonio. Centro de Investigaciones del Patrimonio. https://www.facebook.com/114959126812375/videos/3808915352470253.
Nutall, S. & Mbembe, A. (2018). Decolonizing the Monument. Duke University.
Tyburczy, J. (2016). Sex Museums: The Politics and Performance of Display. University of Chicago Press.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gemma Argüello, Natalia de la Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.