A psicologia na pesquisa arqueológica de Michel Foucault

Claudia Henschel de Lima

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar o diagnóstico crítico que Michel Foucault formula acerca do surgimento da psicologia no quadro do humanismo da modernidade tal como é apresentada em As Palavras e as Coisas. Uma Arqueologia das Ciências Humanas. A hipótese é que a Psicologia ao sustentar sua cientificidade ancorando-se no modelo das ciências da natureza, ergue uma defesa fracassada contra a duplicidade empírico-transcendental que fundamenta o humanismo da modernidade ao preço de manter sua fragilidade epistemológica. Para tal o desenvolvimento do artigo está dividido em três seções: a primeira seção dedica-se a pensar o humanismo da modernidade; a segunda seção apresenta a duplicidade empírico-transcendental que fundamenta a constituição do homem na epistémè moderna; e a terceira, o lugar da psicologia na duplicidade empírico-transcendental.


Palavras-chave


Arqueologia; Humanismo da Modernidade; Ciências Humanas; Psicologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)