A psicologia na pesquisa arqueológica de Michel Foucault
DOI :
https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22169Mots-clés :
Arqueologia, Humanismo da Modernidade, Ciências Humanas, PsicologiaRésumé
O presente artigo objetiva apresentar o diagnóstico crítico que Michel Foucault formula acerca do surgimento da psicologia no quadro do humanismo da modernidade tal como é apresentada em As Palavras e as Coisas. Uma Arqueologia das Ciências Humanas. A hipótese é que a Psicologia ao sustentar sua cientificidade ancorando-se no modelo das ciências da natureza, ergue uma defesa fracassada contra a duplicidade empírico-transcendental que fundamenta o humanismo da modernidade ao preço de manter sua fragilidade epistemológica. Para tal o desenvolvimento do artigo está dividido em três seções: a primeira seção dedica-se a pensar o humanismo da modernidade; a segunda seção apresenta a duplicidade empírico-transcendental que fundamenta a constituição do homem na epistémè moderna; e a terceira, o lugar da psicologia na duplicidade empírico-transcendental.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.