Práticas psicológicas na Rede-SUS e Estágio Profissionalizante: (trans)formação como desafio

Autores

  • Barbara Eleonora Bezerra Cabral Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22178

Palavras-chave:

Formação do Psicólogo, Estágio Profissionalizante, SUS, Práticas Psicológicas, Experiência

Resumo

Formar psicólogos/as ainda constitui um desafio, considerando os processos de reformulação curricular decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais (2004). Tais processos se conectam a um profícuo debate em torno da reorientação da formação em saúde no país, que enfatiza a aproximação ensino-serviço. A Linha de Estágio Profissionalizante intitulada “Prática Psicológica em Instituições no Contexto do SUS e Plantão Psicológico”, do curso de Psicologia Univasf, uma universidade do semiárido nordestino, vem sendo ofertada desde o segundo semestre de 2009, na Ênfase Processos Clínicos e de Saúde Coletiva, inserindo-se nesse debate e assumindo o compromisso com uma formação sintonizada aos princípios do SUS. Apresentam-se recortes dessa experiência, destacando-se algumas notas reflexivas polifônicas, que brotam dos férteis desalojamentos pela imersão dos estagiários em campo, das inquietações relativas à dinâmica dos cenários de prática, da valorização da aprendizagem em ato e da análise crítica em torno da noção de competências e habilidades.

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Publicado

2015-08-15

Edição

Seção

Dossiê Trabalho em Saúde