Práticas psicológicas na Rede-SUS e Estágio Profissionalizante: (trans)formação como desafio

Barbara Eleonora Bezerra Cabral

Resumo


Formar psicólogos/as ainda constitui um desafio, considerando os processos de reformulação curricular decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais (2004). Tais processos se conectam a um profícuo debate em torno da reorientação da formação em saúde no país, que enfatiza a aproximação ensino-serviço. A Linha de Estágio Profissionalizante intitulada “Prática Psicológica em Instituições no Contexto do SUS e Plantão Psicológico”, do curso de Psicologia Univasf, uma universidade do semiárido nordestino, vem sendo ofertada desde o segundo semestre de 2009, na Ênfase Processos Clínicos e de Saúde Coletiva, inserindo-se nesse debate e assumindo o compromisso com uma formação sintonizada aos princípios do SUS. Apresentam-se recortes dessa experiência, destacando-se algumas notas reflexivas polifônicas, que brotam dos férteis desalojamentos pela imersão dos estagiários em campo, das inquietações relativas à dinâmica dos cenários de prática, da valorização da aprendizagem em ato e da análise crítica em torno da noção de competências e habilidades.


Palavras-chave


Formação do Psicólogo; Estágio Profissionalizante; SUS; Práticas Psicológicas; Experiência

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DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22178

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Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)