Práticas psicológicas na Rede-SUS e Estágio Profissionalizante: (trans)formação como desafio
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22178Palavras-chave:
Formação do Psicólogo, Estágio Profissionalizante, SUS, Práticas Psicológicas, ExperiênciaResumo
Formar psicólogos/as ainda constitui um desafio, considerando os processos de reformulação curricular decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais (2004). Tais processos se conectam a um profícuo debate em torno da reorientação da formação em saúde no país, que enfatiza a aproximação ensino-serviço. A Linha de Estágio Profissionalizante intitulada “Prática Psicológica em Instituições no Contexto do SUS e Plantão Psicológico”, do curso de Psicologia Univasf, uma universidade do semiárido nordestino, vem sendo ofertada desde o segundo semestre de 2009, na Ênfase Processos Clínicos e de Saúde Coletiva, inserindo-se nesse debate e assumindo o compromisso com uma formação sintonizada aos princípios do SUS. Apresentam-se recortes dessa experiência, destacando-se algumas notas reflexivas polifônicas, que brotam dos férteis desalojamentos pela imersão dos estagiários em campo, das inquietações relativas à dinâmica dos cenários de prática, da valorização da aprendizagem em ato e da análise crítica em torno da noção de competências e habilidades.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.