O CAPS e a desinstitucionalização: uma direção ética de trabalho

Renata Estrella, Mariana Mollica

Resumo


A saída do louco dos hospícios, orientada pela atenção psicossocial, produz desinstitucionalização, ou seja, mudança na exclusão subjetiva característica ao estranhamento que a loucura produz no espaço público? Esta questão nos guia, trazendo para primeiro plano a ética como direção do trabalho na Reforma Psiquiátrica e na reinserção psicossocial, pelo exemplo do CAPS III Arthur Bispo do Rosário; serviço vinculado ao maior Programa Residencial Terapêutico do Rio de Janeiro. Por meio de fragmentos de um caso clínico, trabalhado na supervisão de equipe, trazemos para o debate a direção clínica que subverte os discursos sanitário e assistencial, princípios diretores da reforma psiquiátrica. Propomos, assim, o manejo da transferência orientado pela psicanálise como chave para uma possível implicação do sujeito em sua saída do manicômio, no abalo do lugar de objeto de práticas médicas e assistenciais e, sobretudo, no tratamento do sintoma que leva a severos impasses no laço social.


Palavras-chave


Reabilitação psicossocial; Reforma Psiquiátrica; Desinstitucionalização; Psicose; Laço Social

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22183

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)