A (re)construção identitária dos catadores de materiais recicláveis em Juazeiro do Norte-CE

Kecya Nayane Lucena Brasil, Aluísio Ferreira de Lima, Raul Max Lucas da Costa, Meire Silva de Lima

Resumo


O presente artigo se propõe a discutir sobre o processo de construção identitária dos catadores de materiais recicláveis, conhecendo quem são esses sujeitos, suas relações sociais e profissionais. A pesquisa teve uma perspectiva qualitativa utilizando entrevistas semi-estruturadas aplicadas em 08 (oito) catadores membros da Associação Engenho do Lixo, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. O trabalho com a catação revelou-se como a única forma de sobrevivência encontrada pelos catadores que em meio à informalidade e ao desemprego viram-se na necessidade de exercer tal atividade. Conclui-se que a identidade do catador ainda é estigmatizada, todavia, percebe-se que aos poucos ela tem se modificado ao adquirir características de relevância social, com destaque para a importância ambiental e econômica da atividade.


Palavras-chave


Identidade; Estigma; Catadores de Materiais Recicláveis; Psicologia Social

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)