A (re)construção identitária dos catadores de materiais recicláveis em Juazeiro do Norte-CE

Autores

  • Kecya Nayane Lucena Brasil Universidade Federal do Ceará
  • Aluísio Ferreira de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Raul Max Lucas da Costa Faculdade Leão Sampaio
  • Meire Silva de Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22192

Palavras-chave:

Identidade, Estigma, Catadores de Materiais Recicláveis, Psicologia Social

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir sobre o processo de construção identitária dos catadores de materiais recicláveis, conhecendo quem são esses sujeitos, suas relações sociais e profissionais. A pesquisa teve uma perspectiva qualitativa utilizando entrevistas semi-estruturadas aplicadas em 08 (oito) catadores membros da Associação Engenho do Lixo, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. O trabalho com a catação revelou-se como a única forma de sobrevivência encontrada pelos catadores que em meio à informalidade e ao desemprego viram-se na necessidade de exercer tal atividade. Conclui-se que a identidade do catador ainda é estigmatizada, todavia, percebe-se que aos poucos ela tem se modificado ao adquirir características de relevância social, com destaque para a importância ambiental e econômica da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kecya Nayane Lucena Brasil, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Mestre em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo com Pós-Doutorado (2010), Doutorado (2009) e Mestrado (2005) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Especialista em Saúde Mental (2007) pela Universidade de São Paulo (EEUSP). É Professor Adjunto IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Família UFC/FIOCRUZ /RENASF). Também é credenciado como avaliador na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde CNRMS/MS/MEC. No que se refere a produção científica, tem publicado artigos, capítulos, livros e organizado edições. Em relação a contribuição para a formação de recursos humanos, orienta mestrado e doutorado em Psicologia e Saúde da Família. Coordena atualmente 2 projetos de pesquisa financiados por agências nacionais de fomento referentes aos editais CNPq Universal 14/2013 - Faixa A (Processo: 476693/2013-6) e FUNCAP PPSUS 7/2013 (SPU: 13192398-6). A inserção na área de conhecimento inclui a Presidência da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) gestão 2014/2015; Representação do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) Gestão 2013-2015; Vice-Coordenador do PPG em Psicologia da UFC. Líder do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica UFC e Co-lider do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana - NEPIM/PUCSP; Colaborou como Professor Investigador Visitante no Departamento Interfacultativo de Psicología Social da Universidad Complutense de Madrid - UCM/Espanha (Nov/Dez de 2012) e no Programa de Fundamentos Históricos y Políticos de las Prácticas Psicológicas del Instituto de Fundamentos y Métodos en Psicología da Universidad de la Republica UDELAR/Uruguai (Ago/Set 2013 e Nov/Dez de 2011). Foi bolsista de produtividade pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) BPI/FUNCAP (2010-2012). Concluiu, como coordenador, 2 projetos de pesquisa financiados pela FUNCAP, no período de 2009-2012. Tem atuado como membro de Conselho Editorial, parecerista de periódicos nacionais e internacionais e parecerista ad hoc de Agências de Fomento e Congressos da área. É autor dos livros: Metamorfose, Anamorfose e Reconhecimento Perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP/EDUC, 2015 (E-Book); "A Teoria Crítica de Jürgen Habermas: cinco estudos sobre linguagem, identidade e Psicologia Social". Porto Alegre: Sulina, 2015 (no prelo); Metamorfose, Anamorfose e Reconhecimento Perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP/EDUC, 2010 e organizador dos livros: LIMA, A. F. & LARA JUNIOR, N. (Orgs.). Metodologias de Pesquisa em Psicologia Social Crítica. Porto Alegre: Sulina, 2014; LIMA, A. F. (Org.).Psicologia Social Crítica Paralaxes do Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Raul Max Lucas da Costa, Faculdade Leão Sampaio

Psicólogo.Graduado em História. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professor do curso de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio.

Meire Silva de Lima, Universidade Federal do Ceará

Cientista Social. Membro do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos