A (re)construção identitária dos catadores de materiais recicláveis em Juazeiro do Norte-CE
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22192Palavras-chave:
Identidade, Estigma, Catadores de Materiais Recicláveis, Psicologia SocialResumo
O presente artigo se propõe a discutir sobre o processo de construção identitária dos catadores de materiais recicláveis, conhecendo quem são esses sujeitos, suas relações sociais e profissionais. A pesquisa teve uma perspectiva qualitativa utilizando entrevistas semi-estruturadas aplicadas em 08 (oito) catadores membros da Associação Engenho do Lixo, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. O trabalho com a catação revelou-se como a única forma de sobrevivência encontrada pelos catadores que em meio à informalidade e ao desemprego viram-se na necessidade de exercer tal atividade. Conclui-se que a identidade do catador ainda é estigmatizada, todavia, percebe-se que aos poucos ela tem se modificado ao adquirir características de relevância social, com destaque para a importância ambiental e econômica da atividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.