A produção histórica do objeto desenvolvimento para o UNICEF
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22193Palavras-chave:
UNICEF, Desenvolvimento, Brasil, Infância e adolescência, HistóriaResumo
O objeto desenvolvimento tem uma história e sua criação gera efeitos políticos, econômicos, sociais, culturais e na produção da subjetividade. Um objeto é resultado de práticas concretas. Os fazeres produzem objetos e são produtores de práticas múltiplas, heterogêneas e correlatas, ou seja, são práticas adjacentes que forjam acontecimentos singulares. O fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), criado após a II Guerra Mundial tem realizado prescrições ao Brasil, no âmbito do desenvolvimento social e econômico. Essa racionalidade de classificação e comparação entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas tem sido estudada em várias áreas. Esse artigo trata de estudo documental sobre o objeto desenvolvimento, operando nas práticas cotidianas, prescrito e forjado também pelo UNICEF no aspecto do debate sobre direitos de crianças e adolescentes, no Brasil, durante a Nova República.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.