O impacto das redes sociais no processo de migração familiar
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22195Palavras-chave:
Imigração, Redes sociais, Psicologia Intercultural, Teoria Sistêmica, FamíliaResumo
A experiência da migração repercute na dinâmica familiar e social de seus membros implicados nesse processo, tendo em vista a fragilização dos laços afetivos e socioculturais com o país de origem. Este estudo, de caráter qualitativo e exploratório, tem como objetivo identificar as redes sociais de famílias imigrantes no Brasil antes e após, sua migração. Participaram da pesquisa cinco famílias de diferentes nacionalidades: Estadunidense, Argentina, Boliviana, Haitiana e Peruana. Para a coleta de dados utilizou-se o Mapa de Redes e entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados pela Teoria Fundamentada, por meio de análise temático categorial. Os resultados apontaram mudanças estruturais nas redes das famílias, especialmente quanto aos aspectos de tamanho e dispersão após a migração. Considera-se que pela ausência de membros familiares no país de acolhida, as famílias buscaram outras fontes de apoio e sentiram-se mais pertencentes ao novo contexto cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.