Entre participação e dinâmicas de controle: a construção cultural da juventude na contemporaneidade.

Alexandre Bárbara Soares

Resumo


Este artigo procura discutir aspectos teóricos relativos à formulação de um “ser jovem” atualmente, buscando estabelecer pontos de inflexão sobre o debate geracional que articula a condição jovem a noções como de risco e periculosidade. Inicialmente, nos propomos a fazer uma discussão sobre alguns paradigmas que marcam a construção social da condição juvenil: por um lado a demanda por estratégias de controle que atuem junto a uma população tida como potencialmente perigosa e desviante e, por outro, as a expectativa pela ação destes sujeitos na continuidade social através de sua preparação para desempenho de ações e ocupação de espaços futuros, buscando formar habilidades que garantam a permanecia e fortalecimento das instituições. Na ultima década, assistimos a emergência de um conjunto de políticas públicas que visam ampliar os espaços de participação dos jovens na sociedade. Por isso buscamos discutir estas estratégias à luz da formulação contemporânea da condição juvenil.


Palavras-chave


Juventude; Identidade; Participação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22196

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)