Entre participação e dinâmicas de controle: a construção cultural da juventude na contemporaneidade.
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22196Mots-clés:
Juventude, Identidade, ParticipaçãoRésumé
Este artigo procura discutir aspectos teóricos relativos à formulação de um “ser jovem” atualmente, buscando estabelecer pontos de inflexão sobre o debate geracional que articula a condição jovem a noções como de risco e periculosidade. Inicialmente, nos propomos a fazer uma discussão sobre alguns paradigmas que marcam a construção social da condição juvenil: por um lado a demanda por estratégias de controle que atuem junto a uma população tida como potencialmente perigosa e desviante e, por outro, as a expectativa pela ação destes sujeitos na continuidade social através de sua preparação para desempenho de ações e ocupação de espaços futuros, buscando formar habilidades que garantam a permanecia e fortalecimento das instituições. Na ultima década, assistimos a emergência de um conjunto de políticas públicas que visam ampliar os espaços de participação dos jovens na sociedade. Por isso buscamos discutir estas estratégias à luz da formulação contemporânea da condição juvenil.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.