Aumento do período de internação socioeducativa: solução contra a violência?

Ana Marcela da Silva Terra, Leila Maria Torraca de Brito

Resumo


A redução da maioridade penal é assunto já conhecido entre os brasileiros. Porém, o aumento de internação dos adolescentes em conflito com a lei é um tema ainda pouco divulgado, apesar da existência de diversas propostas legislativas que abordam a temática. Sendo assim, este artigo tem o intuito de analisar brevemente o Projeto de Lei do Senado 219/2013, aprovado em 2017 pela Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa, que propõe o aumento de três para oito anos do tempo máximo de internação dos adolescentes em conflito com a lei. Discutimos ainda no artigo argumentos que embasam o projeto e outras propostas semelhantes que, se aprovadas, podem mudar imensamente a vida dos jovens brasileiros, gerando retrocesso nas leis de proteção à infância e à adolescência no país.


Palavras-chave


Medida de Internação; Adolescentes; Medidas Socioeducativas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i1.22232

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)