Mensagens sobre escarificações na internet: um estudo psicanalítico

Josani Campos Ferreira, Paulo José da Costa

Resumo


O objetivo da presente pesquisa é analisar alguns depoimentos postados na internet por pessoas que se identificam como adolescentes do sexo feminino, procurando articular elementos que tornem possível uma compreensão psicanalítica do ato de escarificação. Desenvolveu-se a partir do método de análise de conteúdo, em que 41 postagens foram divididas em categorias de análises; a teoria psicanalítica fundamentou a análise e interpretação do material. Dentre os principais achados, observou-se que vivências relativas à passagem adolescente, associadas a vivências subjetivas, cujo laço social dificulta a apropriação de seu corpo, podem levar algumas adolescentes a produzirem as escarificações como tentativas de escapar das tensões que lhes afetam; mais do que se machucar, os cortem servem, então, para delinear um contorno corporal.

Palavras-chave


Automutilação; adolescência; psicanálise; internet.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i2.22243

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)