Mensagens sobre escarificações na internet: um estudo psicanalítico

Auteurs-es

  • Josani Campos Ferreira Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
  • Paulo José da Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI :

https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i2.22243

Mots-clés :

Automutilação, adolescência, psicanálise, internet.

Résumé

O objetivo da presente pesquisa é analisar alguns depoimentos postados na internet por pessoas que se identificam como adolescentes do sexo feminino, procurando articular elementos que tornem possível uma compreensão psicanalítica do ato de escarificação. Desenvolveu-se a partir do método de análise de conteúdo, em que 41 postagens foram divididas em categorias de análises; a teoria psicanalítica fundamentou a análise e interpretação do material. Dentre os principais achados, observou-se que vivências relativas à passagem adolescente, associadas a vivências subjetivas, cujo laço social dificulta a apropriação de seu corpo, podem levar algumas adolescentes a produzirem as escarificações como tentativas de escapar das tensões que lhes afetam; mais do que se machucar, os cortem servem, então, para delinear um contorno corporal.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Josani Campos Ferreira, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá; Analista Judiciária - área Psicologia, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Paulo José da Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor adjunto do Departamento de Psicologia, na graduação e na pós-graduação, da Universidade Estadual de Maringá; doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Desenvolvimento Humano - CNPq/UEM.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-20

Numéro

Rubrique

Artigos