Acolhimento online em um serviço-escola

Relato de experiência na formação em psicologia em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Acolhimento, Atendimento On-line, Serviço-Escola, Pandemia do COVID-19

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência, que tem por objetivo compartilhar os processos e procedimentos adotados em um serviço-escola na adaptação dos atendimentos ao modelo remoto (online), em virtude da pandemia do COVID-19. Os atendimentos foram realizados na modalidade de acolhimento, a partir de um Estágio em Psicologia, na área de Processos de Acolhimento e Avaliação Psicológico, tendo sido realizados encontros entre estagiárias/os do curso de Psicologia de uma Universidade na cidade de Salvador/BA e usuários que buscaram serviço, remotamente. O discurso trazido pelos pacientes reafirma a hipótese de recentes estudos que mencionam o grande impacto negativo que a pandemia e a nova dinâmica cotidiana de isolamento social trouxeram para a saúde mental das pessoas. No processo de escuta, foram trazidos elementos associados a sintomas ansiosos e dificuldades de adaptação à nova realidade. Assim, exploramos uma defesa da escuta qualificada como possibilidade de estabelecimento de vínculos, e avaliamos os cuidados éticos necessários para tal processo neste momento pandêmico. Por fim, o relato de experiência traz importantes discussões acerca da necessidade de adaptação dos serviços de saúde à situação atual mundial, e principalmente à prestação de assistência de qualidade à população, incentivando a produção de outros estudos deste modelo, para conformar uma rede de compartilhamento de experiências como a, aqui, relatada.

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Biografia do Autor

Bruna Andrade Fontes, Universidade Salvador (UNIFACS)

Graduanda em Psicologia, pela Universidade Salvador (UNIFACS).

Renan Vieira de Santana Rocha, Universidade Salvador (UNIFACS)

Psicólogo (UFBA). Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva (UFBA). Especialista em Saúde Coletiva (UFBA), em Gestão em Saúde (UNEB) e em Estudos Étnicos e Raciais (IFBA). Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM/ISC/UFBA). Docente da Universidade Salvador (UNIFACS).

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Publicado

2022-12-25

Edição

Seção

Artigos