Acolhimento online em um serviço-escola

Relato de experiência na formação em psicologia em tempos de pandemia

Auteurs

Mots-clés:

Psicologia, Acolhimento, Atendimento On-line, Serviço-Escola, Pandemia do COVID-19

Résumé

O presente artigo trata-se de um relato de experiência, que tem por objetivo compartilhar os processos e procedimentos adotados em um serviço-escola na adaptação dos atendimentos ao modelo remoto (online), em virtude da pandemia do COVID-19. Os atendimentos foram realizados na modalidade de acolhimento, a partir de um Estágio em Psicologia, na área de Processos de Acolhimento e Avaliação Psicológico, tendo sido realizados encontros entre estagiárias/os do curso de Psicologia de uma Universidade na cidade de Salvador/BA e usuários que buscaram serviço, remotamente. O discurso trazido pelos pacientes reafirma a hipótese de recentes estudos que mencionam o grande impacto negativo que a pandemia e a nova dinâmica cotidiana de isolamento social trouxeram para a saúde mental das pessoas. No processo de escuta, foram trazidos elementos associados a sintomas ansiosos e dificuldades de adaptação à nova realidade. Assim, exploramos uma defesa da escuta qualificada como possibilidade de estabelecimento de vínculos, e avaliamos os cuidados éticos necessários para tal processo neste momento pandêmico. Por fim, o relato de experiência traz importantes discussões acerca da necessidade de adaptação dos serviços de saúde à situação atual mundial, e principalmente à prestação de assistência de qualidade à população, incentivando a produção de outros estudos deste modelo, para conformar uma rede de compartilhamento de experiências como a, aqui, relatada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Bruna Andrade Fontes, Universidade Salvador (UNIFACS)

Graduanda em Psicologia, pela Universidade Salvador (UNIFACS).

Renan Vieira de Santana Rocha, Universidade Salvador (UNIFACS)

Psicólogo (UFBA). Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva (UFBA). Especialista em Saúde Coletiva (UFBA), em Gestão em Saúde (UNEB) e em Estudos Étnicos e Raciais (IFBA). Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM/ISC/UFBA). Docente da Universidade Salvador (UNIFACS).

Références

ALEXANDRE, Vinícius et al. O Acolhimento como Postura na Percepção de Psicólogos Hospitalares. Psicol. Cienc. Prof., Brasília, v. 39, e188484, 2019. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/1982-3703003188484>. Acesso em: 02 Dez. 2020.

AMARAL, Anna Elisa Villemor et al. Serviços de Psicologia em Clínicas-Escola: Revisão de Literatura. Bol. Psicol., São Paulo, v. 62, n. 136, p. 37-52, 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v62n136/v62n136a05.pdf>. Acesso em: 02 Dez. 2020.

BRASIL. Política Nacional de Humanização (PNH): A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS. Brasília/DF: Ministério da Saúde (MS), 2004. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf>. Acesso em: 03 Dez. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Resolução CFP Nº. 04/2020. Brasília: Conselho Federal de Psicologia (CFP), 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-4-de-26-de-marco-de-2020-250189333>. Acesso em: 03 Dez. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Resolução CFP Nº. 11/2018 (Comentada). Brasília: Conselho Federal de Psicologia (CFP), 2018. Disponível em: <http://e-psi.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Resolu%C3%A7%C3%A3o-Comentada-Documento-Final.pdf>. Acesso em: 03 Dez. 2020.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de Experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. Pesqui. Psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 01, p. 223-237, 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf>. Acesso em: 07 Dez. 2020.

FREITAS, Cali Rodrigues de; MORETTO, Cybele Carolina. Psicologia da Saúde: o acolhimento humanizado na sala de observação de uma unidade pré-hospitalar. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 15, n. 02, p. 77-93, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v15n2/v15n2a07.pdf>. Acesso em: 02 Dez. 2020.

SIEGMUND, Gerson et al. Aspectos Éticos das Intervenções Psicológicas Online no Brasil: Situação Atual e Desafios. Psicol. Estud. (Online), v. 20, n. 03, p. 437-447, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28478/pdf_76>. Acesso em: 30 Dez. 2020.

SIEGMUND, Gerson; LISBOA, Carolina. Orientação Psicológica On-line: Percepção dos Profissionais sobre a Relação com os Clientes. Psicol. Ciênc. Prof., Brasília, v. 35, n. 01, p. 168-181, 2015. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/1982-3703001312012>. Acesso em: 30 Dez. 2020.

OZAMIZ-ETXEBARRIA, Naiara et al. Stress, anxiety, and depression levels in the initial stage of the COVID-19 outbreak in a population sample in the northern Spain. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 04, e00054020, 2020. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/0102-311x00054020>. Acesso em: 02 Dez. 2020.

PAULI, Cassiele Gomes; TRAESEL, Elisete Soares; SIQUEIRA, Aline Cardoso. A Precarização do Trabalho dos Psicólogos Temporários no CREAS. Psicol. Cienc. Prof., Brasília, v. 39, e188301, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003188301>. Acesso em: 02 Dez. 2020.

PERFEITO, Hélvia Cristine Castro Silva; MELO, Sandra Augusta de. Evolução dos processos de triagem psicológica em uma clínica-escola. Estud. Psicol. (Campinas), Campinas, v. 21, n. 01, p. 33-42, 2004. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0103-166X2004000100003>. Acesso em: 02 Dez. 2020.

PINTO, Elza Rocha. As modalidades do atendimento psicológico on-line. Temas Psicol., Ribeirão Preto, v. 10, n. 02, p. 168-177, 2002. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v10n2/v10n2a07.pdf>. Acesso em: 30 Dez. 2020.

ROCHA, Renan Vieira de Santana; BRAMBILLA, Beatriz Borges; BARROS, Brenda Dantas. Saúde Mental em Contextos de Pandemia e Isolamento Social: Tarefas para as Trabalhadoras e Trabalhadores da Saúde. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, Juazeiro do Norte, v. 08, n. 03, p. 657-666, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp657-666>. Acesso em: 20 Dez. 2020.

VIANA, Diego Mendonça. Atendimento psicológico online no contexto da pandemia da COVID-19. Caderno ESP, Ceará, v. 14, n. 01, p. 74-79, 2020. Disponível em: <http://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/399/215>. Acesso em: 02 Dez. 2020.

##submission.downloads##

Publiée

2022-12-25

Numéro

Rubrique

Artigos