[ecología] PARABYAÍBAYALA
sueños y deli(rios) con el Rio Paraíba do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22409/2y4dah64Palabras clave:
Arte ambiental, Cuerpo, Fabulación, Pensamiento amerindio, Vídeo-performanceResumen
Nascido da confluência de outras correntes fluviais, o rio Paraíba do Sul chega na planície do extremo norte-fluminense compondo-a em camadas sedimentares desde antes mesmo que na região tivéssemos as categorias de cidade e antes de termos o nome que consentimos hoje: Campos dos Goytacazes. Parabyaíbayala - junção das palavras “Paraíba” e “Abya Yala” - nasce como uma vídeo-performance que busca explorar a relação rio-sonho-corpo-imagem articulada à ancestralidade desse rio que atravessa diferentes territórios, mapeando como ele nos afeta no campo onírico e no performático. A partir dessa performance, buscamos apresentar o relato de uma experiência atravessada pela multiplicidade dos entrelaçamentos possíveis do corpo-sujeito com o corpo-natureza no campo da performance. Rio-recurso? Rio-ente? Rio-pessoa? Qual a nossa relação com o rio? A água se faz essencial na higiene, no deleite, na subsistência da vida em geral. Ingerimos o rio a vida toda, nos banhamos em suas águas de maneira indireta. Mas para além de sua condição de recurso, quais fabulações o rio pode nos contar? O rio sonha? Quais aberturas, fendas, frestas, brechas, buracos devem ser provocados no cotidiano para estabelecer comunicação?
Descargas
Referencias
ARDENNE, Paul. Un Art Contextuel. Paris: Ed. Flammarion, 2002.
LIMULJA, Hanna. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami. São Paulo: Ubu Editora. 2022.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
NAIDIN, Julia. ENTRE DUNAS, ESCOMBROS E MEMÓRIAS, Revista Ao Largo, 1-22, Ano 2018 - 1 - Ed. 6.
FABIÃO, Eleonora. PROGRAMA PERFORMATIVO: O CORPO-EM-EXPERIÊNCIA.Revista do LUME. n. 4, dez. 2013.
DELFINO, M. A. A importância do Rio Paraíba do Sul para o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba. 2001. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2001.
REVISTA CEIVAP. Pelas Águas do Paraíba, Raio-X das barragens da bacia do rio Paraíba do Sul, ANO XII, Edição nº 1 p. 16-32, Setembro 2019.
CODEÇO, Fernando. Ecofagia: erosão como arte ambiental canibal. Das Questões, [S. l.], v. 11, n. 1, 2021. DOI: 10.26512/dasquestoes.v11i1.37250. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/37250.
FOUCAULT, Michel. Le corp utopique, les heterotopies” Nouvelles Éditions. Paris: Lignes, 2009.
ROLNIK, Suely. “Olhar cego”. Entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely. (Org.). Lygia Clark, da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ayvu: Revista de Psicologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.