Chorei por ter despedaçado: experiência de (viver) a amputação de membro

Autores

Palavras-chave:

amputação de membro; diabetes mellitus; fenomenologia; hermenêutica

Resumo

Este estudo buscou compreender a experiência da amputação de membro, vivida por pessoa portadora de diabetes mellitus. Essa experiência altera toda a existência, uma vez que o corpo tem importância vital como meio de inserção e relação com o mundo. A opção metodológica foi pela pesquisa fenomenológica hermenêutica, de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de Entrevista em Profundidade. Para análise dos dados, foi realizado isolamento temático, utilizando-se a abordagem holística, seletiva e detalhada, de forma que se obtivesse maior aproximação com a essência da experiência vivida. A partir das unidades de significado “as flores de plástico não morrem: comigo não acontece; as flores tem cheiro de morte: de repente tu és o derrotado e; o resto do meu corpo inteiro: chegava só até o portão emergiu o tema fenomenológico chorei por ter despedaçado”, como a estrutura do fenômeno vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Rocha Squeff

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Atendimento Clínico. Brasil.

Maria Clara Salengue, Universidade Católica de Pelotas

Psicóloga, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas. Brasil.

Myriam Siqueira da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS

Formada em Direito e Filosofia, Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Brasil.

Vivian Lautenschlager da Silva Martinez

Especialização em Turismo: Ambiente e Cultura pela Universidade Católica de Pelotas. Brasil.

Referências

BATISTA, Nancy Nay Leite de Araújo Loiola; LUZ, Maria Helena Barros de Araújo. Vivências de pessoas com diabetes e amputação de membros. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília. v. 65, n. 2, p. 244-250, mar-abr 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 de set. de 2020.

BENEDETTO, Kátia Monteiro de; FORGIONE, Maria Cristina Rizzi; ALVES, Vera Lúcia Rodrigues. Reintegração corporal em pacientes amputados e a dor-fantasma. Acta Fisiátrica, São Paulo, v.9, n.2, p.85-89, agosto 2002. Disponível em: <http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=294>. Acesso em: 13 de ago. de 2020.

BENNETT, Jasmiry. Limb loss: The unspoken psychological aspect. Journal of Vascular Nursing, Texas, v. 34, n. 4, p. 128-130, dez 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jvn.2016.06.001>. Acesso em: 07 de set. de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: manual de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013. 162 p. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_36.pdf>. Acesso em: 15 de out. de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2006. 56 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus_cab16.pdf>. Acesso em: 22 de set. de 2020.

BYRNE, M. M. Understading life experiences through a phenomenological approach to research. Association of operating room nurses- AORN Journal, v. 73, n. 4, april, 2001, p. 830-832.

CHINI, Gislaine Cristina de Oliveira; BOEMER, Magali Roseira. A amputação na percepção de quem a vivencia: um estudo sob a ótica fenomenológica. Revista Latino- americana de Enfermagem [online], v. 15, n.2, p. 330-336, mar-abr 2007. Disponível em <https://bityli.com/P08Dz5r>. Acesso em: 19 de jan. de 2021.

GABARRA, Letícia Macedo; CREPALDI, Maria Aparecida. Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação. Aletheia, Canoas, n. 30, p. 59-72, dez. 2009. Disponível em: <https://bityli.com/QFbGHNI>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.

GIL, Gislaine Pinn; HADDAD, Maria do Carmo Lourenço; GUARIENTE, Maria Helena D. Menezes. Conhecimento sobre diabetes mellitus de pacientes atendidos em programa ambulatorial interdisciplinar de um hospital universitário público. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 29, n. 2, p. 141-154, jul.-dez. 2008. Disponível em: <https://bityli.com/lhOSOnm>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Márcia de Sá Cavalcanti. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

LOUREIRO, Maria Francilita Frota et al. Ser diabético e vivenciar a amputação: a compreensão psico-fenomenológica. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, dez. 2002. Disponível em: <https://bityli.com/oS9ipSI>. Acesso em:27 de ago. de 2020.

LUNARDI, Valéria Lerch et al. Concepções de saúde, de doença e de cuidado de clientes portadores de Diabetes Mellitus. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 5, n. 2, p.29-34, jul./dez. 2000.

MALARD, Maria Lúcia. O método em arquitetura: conciliando Heidegger e Popper. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (PUCMG): Belo Horizonte, 2001, v. 8, n.8, p. 128-154, 2001. Disponível em: <http://www.arq.ufmg.br/eva/docs/art013.pdf>. Acesso em: 18 de ago. de 2020.

MELO, Jailton Bezerra. “O corpo que habito”: Possibilidade de compreensão para o corpo amputado. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 de out. de 2020.

MERLEAU-PONTY, M. A fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education, San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1998.

MILES, M. B.; HUBERMAN, A, M.; SALDAÑA, J. Qualitative data analysis: a methods sourcebook. Thousand Oaks – California: SAGE Publications Inc, 2014.

PAIVA, Luciana Laureano; GOELLNER, Silvana Vilodre. Reinventando a vida: um estudo qualitativo sobre os significados culturais atribuídos à reconstrução corporal de amputados mediante a protetização. Interface (Botucatu) [online]. 2008, v. 12, n. 26, p. 485-497. Disponível em:. Acesso em: 17 de set. de 2020.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation and research methods. Newbury Park: Sage, 2002.

PEREIRA,Wilma Dantas. Corpo e significado: Percepções de portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: . Acesso em: 25 de ago. de 2020.

RESENDE, Marineia Crosara de et al. Rede de relações e satisfação com a vida em pessoas com amputação de membros. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 10, p. 164-177, mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 de out. de 2020.

SANTOS FILHO, Carlos Victor dos; RODRIGUES, Wilma Helena Carvalho; SANTOS, Rita Batista. Papéis de autocuidado: Subsídios para Enfermagem diante das reações emocionais dos portadores de diabetes mellitus. Escola Anna Nery Revista Enfermagem, v. 12, n. 1, p. 125-129, mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v12n1/v12n1a19.pdf>. Acesso em: 20 de ago. de 2020.

SEIDMAN, I. Interviewing as qualitative research: a guide for researches in education and the social sciences. Teachers College Press: New York, 2019.

SILVA, Isabel Lopes da. Psicologia da diabetes. 2. ed. Lisboa: Placebo Editora Ltda., 2010.

SILVA, Sílvio Éder Dias da et al. Meu corpo dependente: representações sociais de pacientes diabéticos. Revista Brasileira de Enfermagem [online], Brasília, v. 63, n. 3, p.404-409, maio-jun 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a09v63n3.pdf>. Acesso em: 12 de jan. de 2021.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação - o positivismo; a fenomenologia; o marxismo. São Paulo: Atlas, 2015.

VAN MANEN, M. Researching lived experience: human Science for na action sensitive pedagogy. London, Ontario, Canadá: The Althouse Press, State University of New York Press, 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos