Sintonia afetiva e intersubjetividade na obra de Daniel Stern
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22168Palabras clave:
Intersubjetividade, Clínica, Subjetividade, Psicoterapia, Sintonia AfetivaResumen
O artigo apresenta o conceito de intersubjetividade, tal como desenvolvido por Daniel Stern, como ponto de partida para uma compreensão da relação terapêutica, tornando-o o principal recurso interventivo da psicoterapia. Esboçamos a teoria dos sensos de si, do mesmo autor, como perspectivas autônomas de organização da experiência subjetiva que se constituem em períodos pré-verbais do desenvolvimento infantil. Nesse âmbito é problematizada a utilização maciça do recurso verbal no campo da clínica psicológica e o lugar central que a linguagem ocupa como meio pelo qual se produz diferenciação subjetiva, o que pode levar a subestimar os processos não verbais envolvidos. A sintonia afetiva é destacada como processo básico na interatividade humana e agente fundamental na experiência clínica em sua potência de criar estados afetivos comuns.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.