Acompanhamento terapêutico e internação no hospital psiquiátrico de Jurujuba

Autores/as

  • Sérgio Ricardo Bezz Universidade Federal do Rio de Janeiro Tempo Freudiano Associação Psicanalítica

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22179

Palabras clave:

Saúde Mental, Psicose, Internação, Acompanhamento Terapêutico.

Resumen

 

Resumo

O presente artigo aborda o trabalho do acompanhamento terapêutico no contexto das internações do hospital psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói, nos últimos quinze anos. Identifica a função da prática do acompanhamento terapêutico no trabalho em equipe multiprofissional das enfermarias, e sua relevância a partir do reconhecimento de um funcionamento próprio psicótico, assim como de sua função no tratamento da crise psicótica, propondo uma concepção tanto da crise, do surto, quanto do que seria uma possibilidade de acolhimento de casos de difícil abordagem. A relevância da internação como tempo de tratamento particular e o trabalho nele proposto pelo acompanhamento terapêutico constituirão um campo favorável de formação profissional na atenção a pacientes graves, constituindo uma genuína contribuição no avanço do cuidado na assistência pública da internação psiquiátrica.

 

 

Palavras-chave: Saúde Mental; Psicose; Internação; Acompanhamento Terapêutico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Ricardo Bezz, Universidade Federal do Rio de Janeiro Tempo Freudiano Associação Psicanalítica

Graduado em psicologia pela Universidade Gama Filho-RJ, em 1992, desde então dedicado à prática clínica e à formação psicanalítica lacaniana. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Trabalho desde 1992 em consultório privado e em instituições para tratamento a psicóticos. No hospital psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói-RJ, de 1998 até hoje, exerço responsabilidades na assistência e na formação profissional em saúde mental.

Título de especialização em psicanálise e saúde mental pela UFF, em 2013, e atualmente cursando o mestrado do Programa de Pós-Graduação em teoria psicanalítica da UFRJ.

##submission.downloads##

Publicado

2015-08-15

Número

Sección

Dossiê Trabalho em Saúde