O cultivo atencional como exercício de participação: oficinar com crianças na saúde mental

Autores/as

  • Luciana Vieira Caliman Universidade Federal do Espirito Santo
  • Janaína Mariano César (PPGPSI/UFES)
  • Victoria Bragatto Rangel Pianca UFES
  • Luana Gaigher Gonçalves UFES
  • Alana Araujo Corrêa Simões
  • Anita Nogueira Fernandes UFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27401

Palabras clave:

atenção conjunta, participação, saúde mental infanto-juvenil, oficina, GAM

Resumen

O artigo aborda a relação entre cultivo atencional e exercícios participativos a partir de uma pesquisa-intervenção em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), no qual experimentou-se a Estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) em uma oficina com crianças e adolescentes que fazem uso de psicotrópicos.  A pesquisa afirma no campo da saúde mental infantojuvenil a importância e potência da criança em dizer de si e participar de seus processos de cuidado, problematizando as formas de objetificação que na atualidade incidem sobre os corpos infantis. Inspirando-se nos trabalhos de Yves Citton e Daniel Stern, destaca o exercício da atenção conjunta, em seus movimentos de co-presença, sintonização e improvisação, além da tendência pluralista, como processos imprescindíveis para uma via inclusiva das crianças como participantes legítimos. A principal indicação evidenciada é que o cultivo atencional - atenção aos outros, a nós e ao que se passa entre nós - é uma via de exercício da participação.

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Biografía del autor/a

Luciana Vieira Caliman, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Saúde Coletiva, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES)

Janaína Mariano César, (PPGPSI/UFES)

Doutora em Educação, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES)

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Publicado

2018-12-20

Número

Sección

Dossiê Estudos em Ecologia da Atenção