Políticas de pesquisa: da Verdade à produção de verdades

Autores

  • Jéssica da Silva David Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Paulo Gastalho de Bicalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22175

Palavras-chave:

Política de Pesquisa, Metodologia, Política Ontológica, Teoria Ator-Rede, Cartografia

Resumo

Tradicionalmente, a Psicologia tem sido definida em consonância com os princípios de um “realismo euro-americano” (LAW, 2003 e 2004) segundo o qual há uma realidade independente, externa e precedente a qualquer tentativa de conhecê-la. Tomada como a ciência do individuo, da vida privada e da nossa subjetividade, a Psicologia ocupou o lugar do especialista que porta ou desvela a Verdade dos sujeitos. Entretanto, a intervenção nos coloca diante do fato de que, bem distante da já pretendida neutralidade, nossas práticas clínicas, bem como nossas políticas de pesquisa e de escrita, são vetores que produzem realidades e podem tanto fazer proliferar a polifonia de que o mundo é feito, quanto calar muitas vozes em nome da ciência. Propomos, no âmbito deste trabalho, problematizar a verdade e o saber como efeito de relações de poder e, assim, afirmar que conhecer e intervir são dois aspectos indissociáveis. Nesse sentido, toda pesquisa também é intervenção, tornando inseparáveis o conhecer e o fazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica da Silva David, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Discente do curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, linha de pesquisa: Processos Psicossociais e Coletivos.
  • Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutor em Psicologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, linha de pesquisa: Processos Psicossociais e Coletivos.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos